Uma leitura comparada entre Agostinho e Kierkegaard: semelhanças entre os conceitos de graça e condição

Autores/as

  • Erison de Sousa Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palabras clave:

Santo Agostinho. Kierkegaard. Graça. Condição.

Resumen

Santo Agostinho (354 d.C – 430 d.C) foi um autor que trabalhou o conceito de Graça, dentro de uma controvérsia contra Pelágio (350 – 423 d.C). Kierkegaard (1813 – 1855 d.C) foi um autor dinamarquês que escreveu o livro “Migalhas Filosóficas” sob o pseudônimo de Clímacus, e apresenta o conceito de Condição. Os conceitos de Graça e o de Condição apresentam semelhanças em relação a falta de centralidade da categoria da vontade, tão admirada pelos moralistas. O objetivo deste artigo é apresentar as categorias centrais dos dois autores e demonstrar as semelhanças entre ambos.

Biografía del autor/a

Erison de Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Filosofia pela UECE e mestrando em Filosofia, na linha de Ética e Filosofia Política da UFC. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos em Filosofia Medieval (GEFIM-UFC).

Citas

AGOSTINHO, Santo. A graça (1). Trad. de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 1998.

AGOSTINHO, Santo. A Trindade. Trad. de Agustino Belmonte. São Paulo: Paulus, 1995.

AGOSTINHO, Santo. Confissões; De magistro. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores)

AGOSTINHO, Santo. O livre-arbítrio. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

ARENDT, Hannah. O conceito de amor em Santo Agostinho: ensaio de interpretação filosófica. Trad. de Alberto Pereira Dinis. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

BETTENSON. Documentos da Igreja Cristã. Trad. de Helmuth Alfredo Simon. São Paulo: ASTE, 2001.

BROWN, P. Santo Agostinho: Uma Biografia. Trad. Vera Ribeiro. 6ª ed. São Paulo: Record, 2011.

DELUMEAU, Jean. O pecado e o medo: a culpabilização no ocidente (séculos 13-18). Trad. de Álvaro Lorencini. Bauru: EDUSC, 2003. v.1.

GOUVÊA, Ricardo Quadros. Kierkegaard lendo Agostinho: Introdução a um Diálogo Filosófico – Teológico. In: FIDES FORMATA 4/2, 1999.

KIERKEGAARD, Søren. Migalhas filosóficas: ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Trad. de Ernani Reichmann e Alvaro L.M Valls. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

REGO, Marlesson Castelo Branco do. Santo Agostinho e a controvérsia pelagiana. In: Kairós – Revista Acadêmica da Prainha. Ano III/2, Jul/Dez 2016.

SPROUL R.C. Sola gratia: a controvérsia sobre o livre-arbítrio na história. Trad. de Mauro Meister. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Sousa Silva, E. de. (2024). Uma leitura comparada entre Agostinho e Kierkegaard: semelhanças entre os conceitos de graça e condição. Occursus - Revista De Filosofia, 4(1 - Jan./Jun.), 114–125. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13873