Nietzsche e a Potência do Político

Autores/as

  • Victor Leandro Silva Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Matheus Cascaes Lopes Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Palabras clave:

Vontade de Potência. Socialismo. Marxismo. Super-Homem. Multidão.

Resumen

Em sua obra, o filósofo Friedrich Nietzsche desferiu numerosos ataques frontais ao pensamento político socialista, considerando-o como uma forma de manifestação política do cristianismo, apontado por ele como o componente principal de enfraquecimento da potência humana. Entretanto, apesar de suas manifestações, alguns de seus conceitos e ideias se coadunam de forma promissora com certos princípios revolucionários estabelecidos por Marx e Engels. Tendo em vista essas perspectivas, o presente texto procurará definir de que maneira o marxismo pode articular-se com a filosofia nietzschiana, para o que o conceito de multidão, elaborado por Negri e Hardt, atua de modo bastante significativo.

Biografía del autor/a

Victor Leandro Silva, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Licenciado em Filosofia pela Ufam. Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação - GEPPPE/UEA. E-mail: viktorleandro@hotmail.com.

Matheus Cascaes Lopes, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação - GEPPPE/UEA. E-mail: matheus.cascaes.2112@gmail.com.

Citas

ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Editora Moraes, 1990.

GIRARD, René. A conversão da arte. São Paulo: É Realizações, 2011.

HARDT, Michael; NEGRI, Antônio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In.: BOGO, Ademar (org.). Teoria da Organização Política. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

Fragmentos finais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Leandro Silva, V., & Cascaes Lopes, M. (2024). Nietzsche e a Potência do Político. Occursus - Revista De Filosofia, 3(2 - Jul./Dez.), 137–148. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13609