O Brasil em retrato:

sobre o ensaísmo modernista de Paulo Prado

Autores/as

  • André Mesquita Penna Firme Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Palabras clave:

Paulo Prado. Modernismo. Ensaio. História.

Resumen

O artigo coloca em discussão o lugar do livro de Paulo Prado, Retrato do Brasil, enquanto texto fundador da tradição ensaística modernista, colocando em questão a importância da forma do texto para uma análise mais completa de seu lugar no movimento intelectual que então se desdobrava. Para entender Retrato do Brasil enquanto uma obra que ao mesmo tempo se debruça na análise histórica, e se insere no bojo do processo de renovação estético-artística modernista, é preciso tomar a forma “ensaio” enquanto filosoficamente determinante e proporcionadora deste entre-lugar, que se estabelecia, posteriormente, como motor propulsor das análises modernistas da década seguinte.

Biografía del autor/a

André Mesquita Penna Firme, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ

Bacharel e licenciado em História pela PUC-Rio. Mestrando em Filosofia (Estética) pelo Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Ex-bolsista do Núcleo de Memória da PUC-Rio e ex-aluno de filosofia do IFCS/UFRJ.

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Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Firme, A. M. P. (2024). O Brasil em retrato: : sobre o ensaísmo modernista de Paulo Prado. Occursus - Revista De Filosofia, 5(1 - Jan./Jun.), 393–406. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13363