Sentido e Transcendência: o problema da alteridade em Emmanuel Lévinas
Palabras clave:
Transcendência. Sentido. Infinito.Resumen
O objetivo desse artigo é pensar, a partir da ética de Lévinas, a relação entre o eu e o outro. Embora tal relação não seja nova no horizonte filosófico, o pensador visou romper com as leituras propostas pelas filosofias da mesmidade, segundo as quais o outro seria constituído mediante uma projeção de sentido do eu. Para romper com esse quadro interpretativo, a proposta de Lévinas é a de considerar a distância entre o eu e o outro, segundo a qual a subjetividade é interpretada como fundada na ideia de infinito, como aquela que considera o outro como absolutamente transcendente.
Citas
DESCARTES, René. “Meditações”. Em: Coleção Os Pensadores. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. 3. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
FERRETTI, Giovanni. “L’intenzionalità metafisica del desiderio in Emmanuel Levinas”. Em: Metafísica do Desiderio. Milão: Vita e Pensiero, 2003, p. 303-326.
KORELC, Martina. O problema do ser na obra de E. Levinas. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Portugal: Edição 70, 1980.
Descobrindo a Existência com Husserl e Heidegger. Tradução de Fernanda Oliveira. Lisboa: Instituto Piaget.
NODARI, Francesca. Il pensiero incarnato in Emmanuel Levinas. Università di Trieste: XXIII Ciclo de Dottorato di Ricerca in Filosofia. Ano 2009/2010.
NODARI, Paulo. “O Rosto como apelo à responsabilidade e à justiça em Levinas”. Em:
Síntese. Revista de Filosofia de Belo Horizonte, v. 29, n. 94 (2002), p. 191-220.
PAULA, Maria Bernadete Gonçalves. “Ética e metafísica no pensamento de Emmanuel Levinas”. Em: Kairós: revista acadêmica da Prainha. Ano II/2, julho/dezembro de 2005, p. 415-422.
REIMÃO, Cassiano. “Rosto, racionalidade e linguagem em Emmanuel Lévinas”. Em Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n. 13, Lisboa, Edições Colibri, 2000, p. 211-231.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thayla Magally Gevehr
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.