Contrapelo e desvio: crítica social e o problema da herança cultural em Walter Benjamin e Guy Debord

Autores/as

  • Davi Galhardo Oliveira Filho Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palabras clave:

Crítica social. Herança cultural. História a contrapelo. Desvio. Teoria crítica.

Resumen

O presente artigo tem por proposta mostrar as implicações do problema da herança cultural na teoria crítica da sociedade em Walter Benjamin e Guy Debord. Na moderna sociedade capitalista, as forças produtivas se desenvolvem, modificando as relações de produção, o que leva a um contínuo envelhecimento dos produtos culturais. Consequentemente, surgem novas linguagens, novos modos de vida e novas formas de expressão cultural. Assim, para Benjamin e para Debord, a questão inerente à transmissão desses produtos consiste, simultaneamente, na relação entre presente e passado recente e no trato da cultura como certa estratificação fetichista de bens culturais, acima da vida social. Minha hipótese é que a compreensão do tratamento filosófico-histórico do passado, da experiência e da cultura, é fundamentalmente política, o que implica na transformação do olhar histórico no político, ou ainda, no movimento de trazer ao presente, através do desvio [détournement], as questões do passado. O intuito do artigo centra-se na tentativa de mostrar que um novo horizonte social inclui, necessariamente, a quitação das dívidas históricas pela ação prática do presente que lhes convoca à luta de classes.

Biografía del autor/a

Davi Galhardo Oliveira Filho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

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Publicado

2024-05-05

Cómo citar

Oliveira Filho, D. G. (2024). Contrapelo e desvio: crítica social e o problema da herança cultural em Walter Benjamin e Guy Debord. Occursus - Revista De Filosofia, 5(2 - Jul./Dez.), 245–264. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13038