Os combates do jovem Albert Camus: a construção das lutas por direitos humanos, cidadania e acesso à educação

Autores/as

  • André Luiz Pereira Spinieli Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palabras clave:

Albert Camus. Educação. Absurdo. Revolta. Direitos humanos.

Resumen

Ao escolher o lado da justiça para permanecer fiel à sua terra natal, Albert Camus afirmou sua intolerância orgânica às injustiças, que provocaram o absurdo da condição humana e a ausência de respostas efetivas aos questionamentos da existência. O filósofo se engajou em projetos sociopolíticos em prol da materialização de direitos humanos subtraídos dos povos argelinos durante a marcha colonizatória francesa, dentre os quais o acesso à educação. Por meio de pesquisa descritiva documental, o objetivo deste artigo é analisar os combates travados na juventude camuseana com o intuito de garantir aos muçulmanos o direito à educação, como via de superação do absurdo.

Biografía del autor/a

André Luiz Pereira Spinieli, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor na disciplina "Regime Internacional de Direitos Humanos", do curso de Relações Internacionais da mesma Universidade. Coordenador do Grupo de Estudos em Filosofia e Direitos Humanos (GEFIDH), vinculado à UNIP/Manaus. Bolsista CAPES/DS.

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Publicado

2024-04-15

Cómo citar

Pereira Spinieli, A. L. (2024). Os combates do jovem Albert Camus: a construção das lutas por direitos humanos, cidadania e acesso à educação. Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 152–163. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12921