Aspectos da religião natural em Ludwig Feuerbach

Autores/as

  • Rosângela Fonteles do Nascimento Arcanjo Universidade Federal do Ceará - UFC

Palabras clave:

Feuerbach. Religião Natural. Natureza. Fundamento. Homem.

Resumen

Partindo do pensamento do filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804 – 1872), o presente artigo objetiva apresentar as religiões naturais em sua relação com a natureza, evidenciando os aspectos positivos dessas religiões que reconhecem a importância do mundo natural como essencial para a existência humana e de todos os seres, bem como, apontar os aspectos negativos, que implica na necessidade de superação das religiões naturais, pois, nelas, ainda permanecem as supertições e seres divinos. Por fim, chegamos à conclusão que abordar essa temática, em Feuerbach, nos remete à emergente necessidade de se pensar a religião e a relação homem e natureza.

Biografía del autor/a

Rosângela Fonteles do Nascimento Arcanjo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Filosofia (UVA). Mestranda em Filosofia (UFC). Pesquisadora na área de Filosofia da Religião e Ética. Participante do Grupo de Pesquisas Ludwig Feuerbach e Pensamento Pós-hegeliano (GPELF). 

Citas

AMENGUAL, Gabriel. Crítica de la religión y antropologia em Ludwig Feuerbach – La reducción antropológica de la teologia como passo del idealismo al materialismo. Barcelona: Laia, 1980.

BARATA-MOURA, J. El materialismo de Feuerbach. Un estudio de sus escritos. Anales del Seminario de Historia de la Filosofía. Madrid, v. 11, 1994.

CABADA-CASTRO, Manuel. El dios que da que pensar: acceso filosófico-antropológico a la divindad. Madrid: biblioteca de autores cristianos, 1999.

CHAGAS, Eduardo. F. A majestade da natureza em Ludwig Feuerbach. In: _______; REDYSON, Deyve; PAULA, Marcio G. de. Homem e Natureza em Ludwig Feuerbach. Série Filosofia, nº 8. Fortaleza: Edições UFC, p. 37-65, 2009.

CHAGAS, Eduardo. F. A Religião em Feuerbach: deus não é deus, mas o homem e/ou a natureza divinizados. In: Revista Dialectus, n.4, pg. 78-91, Fortaleza, Janeiro-Julho de 2014.

FEUERBACH, Ludwig. A Essência do Cristianismo. Tradução: José da Silva Brandão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

FEUERBACH, Ludwig. La Esencia de la Religión. 2ª Ed. Trad. Tomás Cuadrado Pescador. Madrid: Editorial Páginas de Espuma, 2005.

FEUERBACH, Ludwig. Preleções Sobre a Essência da Religião.Trad. José da Silva Brandão. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

LIMA FILHO, J. E. Antropologia, ética e política em “A essência do cristianismo” de Ludwig Feuerbach. Tese de Doutorado em Filosofia- Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, p.149. 2017.

SCHMIDT, Alfred. Feuerbach o la sensualidad emancipada. Versión española de Julio Carabaña. Madrid: Taurus Ediciones, 1975.

SERRÃO, Adriana Veríssimo. A humanidade da razão. Ludwig Feuerbach e o projecto de uma antropologia integral. Braga: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 1999.

TOMASONI, F. Ludwig Feuerbach e a Fratura do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

Publicado

2024-04-15

Cómo citar

Fonteles do Nascimento Arcanjo, R. (2024). Aspectos da religião natural em Ludwig Feuerbach . Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 178–192. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12910