Breve estudo sobre os sentidos de participação em Platão
Palabras clave:
Platão. Participação. Predicação. Μετξω. Μεταλαμβνω.Resumen
O presente artigo pretende explorar dois sentidos para a participação em Platão: um que diz respeito a própria natureza do sujeito da participação e outro que é capaz de relacionar duas naturezas distintas. Para tanto, o estudo se serve de recentes análises na história da filosofia platônica: sobretudo de Kahn, Cornford e Scolnicov. O intuito é perceber como os sentidos pelos quais é possível compreender a participação podem estar presente em vários momentos do corpus platonicum, a saber: Fédon 103b-104c; Parmênides 155e-156a e Sofista 251a-255c.
Citas
LIDDEL, H. G. SCOTT, R. Greek-English Lexicon - With a revised suplement. Oxford: Clarendo Press, 1996.
NEHAMAS, Alexander. Participation and Predication in Plato's Later Thought. Em: The Review Of Methaphysics. Vol. 36, no 2 (Dez. 1982). pp343-347.
NETO, Otacilio Luciano de Sousa. Análise das aporias da participação no “Parmênides” de Platão: um estudo introdutório. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2016.
NETO, Otacilio Luciano de Sousa. Metécho e metalambáno: haveria mais de um sentido de participação no “Parmênides” de Platão? Ítaca, n.o 29, 2015, p10-26.
PLATÃO. Fédon. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2011.
PLATÃO. Parmênides. Tradução, apresentação e notas de Maura Iglesias e Fernando Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio e Edições Loyola, 2003.
PLATÃO. República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbbenkian, 1949.
PLATÃO. Sofista. Tradução de Henrique Murachco, Juvino Maia Jr., José Gabriel Trindade dos Santos. Introdução e apêndice de José Gabriel Trindade Santos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
SCOLNICOV, Samuel. Plato’s Parmenides. Translated with Introduction and commentary. Berkley, Los Angeles, London: University of Calofornia Press, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Otacilio Luciano de Sousa Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.