A dor como um possível imperativo para o aprendizado de si em Friedrich Nietzsche

Autores/as

Palabras clave:

Dor. Aprendizado (cuidado) de Si. Friedrich Nietzsche (1844-1900). Ética.

Resumen

Este texto possui o objetivo de estudar a possibilidade de se compreender a dor como um provável mecanismo que oportunize ao indivíduo a descoberta, ou mesmo, o aprendizado sobre si próprio. Partindo-se, dessa forma, da análise dos pressupostos teóricos do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) nos quais o referido autor defende a dor, o sofrimento, como uma ferramenta capaz de produzir conhecimento ao indivíduo que a experimenta, como argumentado em sua obra de 1878: Humano, Demasiado Humano no aforismo §108 do Terceiro Capítulo: A Vida Religiosa.

Biografía del autor/a

Dirceu Arno Krüger Junior, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2014), é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2017), Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia também pela Universidade Federal de Pelotas (2022) e graduando do curso de Licenciatura em Letras (Português e Francês) pela mesma instituição de ensino. A pesquisa é concernente ao pensamento do Filósofo Francês Michel Foucault, contemplando as áreas de Filosofia Política e Ética, tendo como base também as autoras Hannah Arendt e Judith Butler. Também pesquisa acerca de temas como psicologia, cinema, literatura, gênero, sexualidade e feminismo.

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Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Arno Krüger Junior, D. (2024). A dor como um possível imperativo para o aprendizado de si em Friedrich Nietzsche. Occursus - Revista De Filosofia, 8(2 - Jul./Dez.), 53–61. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/11756