Realismo e contribuição do pensamento político de Maquiavel

Autores/as

  • José Willon Girard de Matos Universidade do Estado do Pará - UEPA

Palabras clave:

Realismo Político. Virtú e Fortuna. Absolutismo ou República.

Resumen

O presente artigo objetivou explicitar o pensamento político de Nicolau Maquiavel. Apresentou-se o contexto histórico do florentino, a metodologia que autor se utilizou para inaugurar uma nova forma de olhar a filosofia política, e seus conceitos mais importantes. A metodologia utilizada no artigo consistiu em revisão de literatura, sobretudo, a leitura de “O Príncipe” e “Discorsi”. Através disso, foi apresentada uma reflexão dividida em quatro sessões, buscando demonstrar a consistência de seu pensamento. Realizou-se apontamentos sobre aproximações e distanciamentos entre Marx e Maquiavel; dissertou-se brevemente sobre suas contribuições e atualidade para pensar a política.

Biografía del autor/a

José Willon Girard de Matos, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduando em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Citas

AMES, José L. Uma Teoria do Conflito: Maquiavel e Marx. Revista Educare et Educere, Cascavel-PR, Vol. 3 nº 6, p. 55-66. jul./dez. 2008.

ANDERY, Maria Amália. et al. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. 16 ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2012

BÍBLIA. N. T. Romanos. in Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamentos. Tradução: Valmar da Silva. São Paulo. Paulus, 2014.

BIGNOTTO, Newton. Maquiavel. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. 2003.

BIGNOTTO, Newton. Maquiavel Republicano. São Paul., Editora Loyola, 1991

GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1976.

JANNINI, K. "Glossário" in: MAQUIAVEL, N. O Príncipe, Ed 4ª. São Paulo. Martins Fontes. 2016.

MAQUIAVEL, N. Comentários Sobre a Primeira Década de Tito Lívio. 3ª Ed. Tradução: BATH, Sérgio. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1994.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Tradução de Maria Júlia Goldwasser. Ed 4ª. São Paulo. Martins Fontes. 2016.

MENEZES, M. L. A Dialética do Desejo e o Conflito no Republicanismo de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 65-81. jul./dez, 2014

PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. Discurso Sobre a Dignidade do Homem. Tradução e introdução de Maria de Lurdes Sirgado Ganho. Lisboa. Edições 70, 2001.

PORTANTIERO, J. C. Gramsci, Leitor de Maquiavel. Gramsci e o Brasil, 2009. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=1113. Acesso em 13 de outubro de 2020.

ROUSSEAU, J-J. Do Contrato Social: in Os Pensadores, Vol. I. Tradução: MACHADO, L. S. São Paulo. Nova Cultural, 1999.

STREFLIG. S. R. A Filosofia Política na Idade Média. Pelotas, Dissertatio Incipiens, 2016.

Publicado

2024-04-15

Cómo citar

Girard de Matos, J. W. (2024). Realismo e contribuição do pensamento político de Maquiavel. Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 63–80. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/11427