Considerações Sobre o Progresso Moral na Filosofia da História de Immanuel Kant

Autores/as

  • Katieli Pereira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palabras clave:

Filosofia da história. Progresso moral. Sumo bem.

Resumen

com o presente artigo, ensejamos trazer à luz os fundamentos basilares da ideia de que o progresso moral age em consonância com o progresso histórico. Neste sentido, o nosso objetivo geral concerne à compreensão do lugar que o progresso moral ocupa na filosofia da história de Immanuel Kant. Para tanto, o estudo foi conduzido com o propósito de responder a seguinte pergunta: como Kant compreende o progresso moral do ponto de vista de sua filosofia da história? Para respondermos essa questão, estruturamos o trabalho em três momentos: inicialmente, abordamos o tema de um ponto de vista teórico, utilizando como aporte o texto Ideias de uma história universal do ponto de vista cosmopolita. Num segundo momento, trabalhamos sobre a justificativa prática de Kant para o progresso humano, tendo como guia o texto Sobre a expressão corrente. Por fim, abordamos a doutrina de Kant do sumo Bem e a sua possível relação com a filosofia da história.

Biografía del autor/a

Katieli Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) na condição de Bolsista pela CAPES, sob orientação de Roberto S. Kahlmeyer-Mertens. Pós-graduanda a nível de especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial pelo Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE), e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2012-2016). Membro da comissão executiva do periódico Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutic and Metaphysics e atual psicóloga do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), da UNIOESTE. Possui interesse em fenomenologia e hermenêutica, com ênfase na obra do pensador Martin Heidegger.

Citas

CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

KANT, I. Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático. Tradução de Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

KANT, I. Ideia de uma história universal do ponto de vista cosmopolita. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2016.

KANT, I. Lições de Ética. Traduzido por Bruno Cunha e Charles Feldhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018. pp. 7-53 [extrato].

KANTI, I. Sobre a expressão correte: Isto pode ser correto na teoria, mas nada vale na prática. Trad. Artur Morão. LusoSofia: Press, [s. d.]. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/kant_immanuel_correcto_na_teoria.pdf Acesso em: 17 de maio de 2023.

KLAINGELD, Pauline. Kant, história e a ideia de desenvolvimento moral. Revista Cadernos de filosofia alemã. Nº 18, (2011): 105-132.

KRASSUSKI, Jair A. A ideia do Sumo Bem e a teoria moral kantiana. Studia Kantiana. n. 11 (2011): 162-177.

NADAI, Bruno. Progresso e moral na filosofia da história de Kant. São Paulo: Editora UFABC, 2017.

Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Pereira, K. (2024). Considerações Sobre o Progresso Moral na Filosofia da História de Immanuel Kant. Occursus - Revista De Filosofia, 8(2 - Jul./Dez.), 89–95. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/10976