A necessidade da formulação de uma nova Semântica e de uma nova Ontologia como forma de superação das problemáticas ontológicas precedentes, no pensamento de Lorenz B. Puntel

Autores/as

  • Jean Brás Guerra Universidade Federal do Ceará - UFC

Palabras clave:

Reviravolta linguística. Filosofia Sistemático-Estrutural. Semântica. Ontologia.

Resumen

Diante da vasta problemática ontológica contemporânea que têm como tarefa inicial a resolução de tantas críticas sofridas ao longo da história da filosofia, o presente trabalho buscará, em linhas gerais, apontar aspectos fundamentais da filosofia sistemático-estrutural de Lorenz B. Puntel, tendo como objetivo central a necessidade da formulação de uma nova semântica e de uma nova ontologia. Estas visam superar os problemas das várias propostas ontológicas anteriores, desde a substancialista (que perdura até à filosofia contemporânea) como as novas propostas alternativas.

Biografía del autor/a

Jean Brás Guerra, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Filosofia pela Faculdade Católica em Fortaleza (FCF) com Complementação Pedagógica em andamento em Filosofia pela Faculdade Ibra (MG). Atualmente também é graduando em História pela Faculdade Estácio e professor da Rede Salesiana de Fortaleza.  

Citas

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola. 712 p.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução de Álvaro Cabral. – São Paulo: Cultrix, 2006. 432 p.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. 271 p.

HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das ciências filosóficas em epítome. Lisboa: Edições 70, 1988. 249 p.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2006. 598 p.

IMAGUIRE, Guido. A substância e suas categorias: feixes e tropos. In: IMAGUIRE G./ALMEIDA C.L.S. deOLIVEIRA M.A.de (orgs.), Metafísica Contemporânea. Editora Vozes, 2007. p. 272-289.

KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988. 192 p.

OLIVEIRA, M. A. de. A ontologia em debate no pensamento contemporâneo. – São Paulo: Paulus, 2014. 268 p.

OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. Edições Loyola, 1997. 432 p.

PUNTEL, Lorenz B. A crítica da metafísica em Carnap e Heidegger: análise, comparação e crítica. In: Em busca do objeto e do estatuto teórico da filosofia: estudos críticos na perspectiva histórico-filosófica. Tradução de Nélio Schneider – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2010. p. 229-258.

PUNTEL, Lorenz B. A filosofia como discurso sistemático: diálogos com Emmanuel Tourpe sobre os fundamentos de uma teoria dos entes, do Ser e do Absoluto. Tradução de Nélio Schneider – São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2015. 164 p.

PUNTEL, Lorenz B. A totalidade do Ser, o Absoluto e o tema “Deus”: um capítulo de uma nova metafísica. In: Metafísica Contemporânea. Editora Vozes, 2007. p. 191-222.

PUNTEL, Lorenz B. É possível aclarar o conceito de dialética em Hegel? In: Em busca do objeto e do estatuto teórico da filosofia: estudos críticos na perspectiva histórico-filosófica. Tradução de Nélio Schneider – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2010. p. 201-219.

PUNTEL, Lorenz B. Estrutura e ser: um quadro referencial teórico para uma filosofia sistemática; tradução: Nélio Schneider – São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2008. 682 p.

PUNTEL, Lorenz B. O conceito de categoria ontológica: um novo enfoque, In: Revista Kriterion n. 104, p. 7-32.

PUNTEL, Lorenz B. Ser e Deus: um enfoque sistemático em confronto com M. Heidegger, É. Lévinas e J. -L. Marion. Tradutor: Nélio Schneider – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2011. 384 p.

Publicado

2024-04-13

Cómo citar

Brás Guerra, J. (2024). A necessidade da formulação de uma nova Semântica e de uma nova Ontologia como forma de superação das problemáticas ontológicas precedentes, no pensamento de Lorenz B. Puntel. Occursus - Revista De Filosofia, 6(2 - Jul./Dez.), 253–270. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/10363