Entre o surrealismo e a arte bruta
Abstract
Este estudo tem como objetivo abordar a relação entre a arte e a loucura, principalmente, presente no discurso sobre o tratamento da loucura de André Breton, líder do movimento surrealista, e de Jean Dubuffet, artista e criador da terminologia arte bruta. Tendo como fundamentação teórica as relevantes publicações de Michel Foucault no que diz respeito à loucura. Foucault contextualizou o papel do louco na sociedade e o tratamento da loucura, conduzindo o leitor a uma reflexão acerca da situação do excluído e o discurso negado do louco. Obviamente, a definição e o tratamento da loucura se transformam, tais transformações contam com as particularidades culturais, políticas e sociais de diferentes épocas. Para este estudo, concentro-me em refletir sobre essa relação da arte e da loucura, como também, aproximar as opiniões de Breton e Dubuffet no que se refere ao tratamento da loucura e as percepções apresentadas por esses autores em escritos teóricos. Breton e Dubuffet tiveram contato com as produções artísticas de internos em hospitais psiquiátricos, que resultou na influência e, certamente, na motivação de pesquisar essas relações.
References
ARTAUD, A. Escritos de Antonin Artaud. Tradução de Cláudio Willer. Porto Alegre: Editora L&PM, 1983.
ARTAUD, A. Van Gogh: suicidado pela sociedade. Tradução: Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
BRETON, André. Manifestos do surrealismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRETON, André. El Surrealismo: Puntos de Vista y Manifestaciones. Barcelona: Barral, 1977. DUBUFFET, Jean. Escritos sobre arte. Barcelona: Barral Editores, 1975.
BRETON, André. Cultura Asfixiante. Tradução de Serafim Ferreira. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1968.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992. DELEUZE, Gilles. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Claudia Sant'Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FOSTER, Hal. Tierra de nadie: sobre la acogida moderna del arte de los enfermos mentales. In: La Colección Prinzhorn: trazos sobre el bloc mágico (catálogo da exposição realizada no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona). Barcelona: Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, 2001.
FOUCAULT, Michel. Doença mental e psicologia. Tradução de Lilian Rose Shalders. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro LTDA, 1988.
FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora 34, 1996.
FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1999.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros de Motta. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1994. PIERRE, Jose. El surrealismo. Madrid: Aguilar, 1969.
PRINZHORN, Hans. Introducción a la producción de imágenes de los enfermos mentales: Una contribuición a la psicología y la psicopatología de la configuración. In: La Colección Prinzhorn: trazos sobre el bloc mágico (catálogo da exposição realizada no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona). Barcelona: Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, 2001.
WILLER, Claudio. Volta. São Paulo: Iluminuras, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thays Alves Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.