A Arte e a Filosofia

Autores

  • Alberto de Souza Universidade de Rosario

Palavras-chave:

Arte. Filosofia. Estética.

Resumo

Ao propor uma linha de raciocínio para o material de estudos sobre leitura e produção de sentidos em artes visuais, veio-nos à mente o entrelaçamento entre arte e filosofia. Inúmeros filósofos, ao longo dos milênios, falaram da arte em diversos contextos e situações, às vezes desqualificando-a, noutras, acentuando a criação e a expressão dela e por ela concebidas. Em sua maior parte, os pensadores se apropriaram da arte para poderem dissertar acerca do belo.

 

Biografia do Autor

  • Alberto de Souza, Universidade de Rosario

    Graduado em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), especialista em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira (2001), mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2010) e História da Cultura Afro-Brasileira pela Faculdades Integradas de Jaguaré/RJ e Doutorando em humanidades y artes na Universidade de Rosario.

Referências

BECKS-MALORNY, Ulrike. Paul Cézanne. Trad. Fernando Tomaz. Korea: Paisagem, 2005.

CÉZANNE, Paul. Cartas e citações. In: BARNES, Rachel (Org.) Os artistas falam de si próprios: Cézanne. Trad. Maria Celeste Guerra Nogueira. Lisboa: Dinalivro. 1993.

CUNHA, Eliel. Os grandes artistas: Cézanne. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

ELGAR, Frank. Cézanne. Trad. Maria Luísa Silveira Botelho. São Paulo: Verbo, 1987.

GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MÜLLER, Marcos José. Merleau-Ponty acerca da expressão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

Downloads

Publicado

2024-06-22

Como Citar