O princípio ético da regra de ouro: entre o cuidado de si e a responsabilidade pelo outro

Autores

  • Pedro Paulo Rodrigues Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Cuidado. Responsabilidade. Outro. Ética

Resumo

O artigo visa pensar a relação entre a Regra de Ouro disseminada pela tradição do cristianismo e a possibilidade da formulação de um princípio ético que concilie a autonomia do sujeito no projeto de fazer-se a si mesmo com a necessidade de respeito e responsabilidade pelo outro, enfatizando o processo de assimilação e interpretação da Regra pela história do pensamento ocidental. Uma vez examinada a formulação da Regra de Ouro na tradição cristã, procura-se perceber de que modo essa tradição influenciou a constituição das sociedades do mundo ocidental e a formulação da doutrina do Estado na Modernidade. Ao fim do estudo, é desmembrada a Regra em suas partes menores a fim de se aprofundar na formulação do amor a si mesmo como condição primeira que funda a possibilidade do amor ao próximo e o cuidado por ele. Tal desmembramento busca na filosofia ética de Michel Foucault sobre o Cuidado de Si e na ética da alteridade de Emmanuel Levinas, ambas da segunda metade do Século XX, maneiras de atualização do postulado da Regra de Ouro que sejam capazes de responder ao anseio ético do homem do século XXI.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Rodrigues Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. E-mail: 

Referências

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Cláudia Sant’Ana Martins. São Paulo: Brasiliense,2005.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Coleção Os pensadores.)

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes. 2006.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. Rosina D’Angina. São Paulo: Martin Claret, 2012.

LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética: Uma Leitura Psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 26, nº especial, pp. 105-114, 2010,

LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: Ensaio sobre a alteridade. Trad. Pergentino Stefano Pivatto (coord.) Petrópolis: Vozes, 2009.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito: Ensaio sobre a Exterioridade. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2008.

WATTLES, Jeffrey. The Golden Rule. New York: Oxford University Press, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Santos, P. P. R. (2024). O princípio ético da regra de ouro: entre o cuidado de si e a responsabilidade pelo outro . Occursus - Revista De Filosofia, 4(1 - Jan./Jun.), 19–35. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13974