Montaigne e os caminhos que desenvolvem uma cabeça bem formada

Autores

  • Matheus Passavante Amaral Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Cabeça bem formada. Ensaio. Educação. Preceptor. Formação moral.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo reconstruir e apresentar as ideias de Montaigne a respeito da educação partindo do ensaio Da educação das crianças. Contextualizando o gênero “ensaio” na filosofia de Montaigne, identificamos alguns valores implícitos presentes na sua argumentação sobre a educação. Apresentando suas críticas à pedagogia humanista escolástica, recuperamos duas noções fundamentais para sua reflexão sobre a educação: “cabeça bem formada” e “o comércio dos homens”. Mostrando que para Montaigne a formação se dá através da visitação do mundo, denota- se a função do professor e seus modos para conduzir seus alunos a desenvolver uma cabeça bem formada.

 

Biografia do Autor

Matheus Passavante Amaral, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciado em Filosofia (2016) pela UFPE, Mestre em Filosofia (2019) pelo Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFPE. Atualmente participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (Centro de educação - UFPE). Contato: passamath@gmail.com.

 

Referências

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I: O ensaio como forma. Tradução e apresentação de Jorge M. B. de Almenida. São Paulo: Editora 34, 2003.

ANTUNES, Danielle. Da educação das crianças em Montaigne: uma ideia de formação humana. Tese (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

BURKE, Peter. Montaigne. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Loyola, 2006.

EVA, Luiz. A figura do filósofo. São Paulo: Loyola, 2007.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. 1ª ed. São Paulo: Abril S.A., 1972.

THEOBALDO, Maria Cristina. Sobre o “Da educação das crianças”: a nova maneira de Montaigne. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

STAROBINSKI, Jean. Montaigne em Movimento. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Passavante Amaral, M. (2024). Montaigne e os caminhos que desenvolvem uma cabeça bem formada. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 131–149. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13967