A educação no Medievo e o de Magistro de Tomás de Aquino

Autores

  • Lucas Lagasse Corrêa Católica de Vitória - UNISALES. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Palavras-chave:

Escolástica. Educação. Mestre. Aluno. Gnosiologia.

Resumo

O artigo visa analisar, com uma breve contextualização, a obra De Magistro (Sobre o Mestre) de Tomás de Aquino. Nela a gnosiologia do Doutor Angélico é explanada e se vê as influências aristotélicas e agostinianas em sua argumentação. O intuito dessa análise é mostrar como a educação ou ensino teve lugar de discussão no medievo, e mais ainda, que foi tratada pelo Aquinate num exercício dialético que merece a atenção dos pesquisadores da filosofia da educação.

 

Biografia do Autor

Lucas Lagasse Corrêa, Católica de Vitória - UNISALES. Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Licenciado em Filosofia pela Católica de Vitória - Centro Universitário/UNISALES; Mestrando em Filosofia pelo PPG-FIL/UFES. Professor Efetivo na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU). Bolsista FAPES. E-mail: lucaslagasse20@gmail.com.

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Lagasse Corrêa, L. (2024). A educação no Medievo e o de Magistro de Tomás de Aquino. Occursus - Revista De Filosofia, 4(2 - Jul./Dez.), 77–99. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13965