A correspondência entre linguagem e ideias no nominalismo de semelhança: a evolução do problema da formação dos termos gerais

Autores

  • Claudio Henrique Marcos Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ
  • Ísis Esteves Ruffo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Nominalismo. Semelhança. Universalismo. Termos Gerais.

Resumo

Abordaremos neste texto um problema sobre termos gerais: Como pode uma ideia particular referir-se a inúmeros outros particulares? Para responder a essa questão apresentamos, inicialmente, a posição de Berkeley que se configura como uma crítica às conclusões de Locke sobre o tema. Em seguida, apresentaremos a posição denominada nominalismo de semelhança, desenvolvida por Hume e que será o principal foco deste trabalho. Em um terceiro momento serão analisados os argumentos de Russell contra este tipo de nominalismo bem como uma possível defesa contra Russell desenvolvida na contemporaneidade por Rodriguez-Pereyra.

Biografia do Autor

Claudio Henrique Marcos, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

Graduado em filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei em 2016. Atualmente é mestrando em filosofia com ênfase em Raciocínio, Conhecimento e Filosofia da Mente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como bolsista CNPq.

Ísis Esteves Ruffo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei em 2016. Atualmente é mestranda em filosofia com ênfase em Metaética e Linguagem pela Universidade Federal de Minas Gerais como bolsista Capes.

Referências

BERCINI, Valéria C. O argumento de Russell contra o Nominalismo de Semelhança.

Disponível em http://www.filosofia.ufpr.br/var/1315957262Valeria[1].Bercini.pdf, acessado em 04/01/2014 às14h50min.

BERKELEY, George. Tratado sobre os Princípios do Conhecimento Humano. Trad.: Antônio Sérgio. São Paulo: Abril Cultural, 2ª ed. 1980.

COXITO, Amândio A. Luis A Vernei e a Filosofia Europeia de seu Tempo: O problema dos universais. Revista Filosófica de Coimbra nº 06.

Disponível em http://www.uc.pt/fluc/dfci/publicacoes/luis_a_vernei, acessado em: 24/01/2014 às 17h45min.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana. Trad.: Déborah Danowski. São Paulo: UNESP, 2ª edição, 2009.

LOCKE, John. Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Trad.: Anoar Aiex. São Paulo: Nova Cultura, 5ª edição, 1991.

LOPES, Lucas Miotto. Sobre a Regressão Infinita de Russell Contra o Nominalismo de Semelhança. Disponível em: http://criticanarede.com/semelhanca.html, acessado em: 06/01/2014, às19h.

LOUX, Michael J. Nominalismo. Disponível em: http://criticanarede.com/met_nominalismo.html, acessado em 06/01/2014, às 18:40 min.

RODRIGUEZ-PEREYRA, G. Resemblance Nominalism: A solution to the problem of universals. Oxford: Clarendon Press, 2002.

RUSSELL, Bertrand. The Problems of Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 9ª edição, 1980.

SOARES Edvaldo. Realismo, Nominalismo e Cartesianismo: Sentido e natureza das ideias como representações do mundo, Revista Prometeus. Disponível: http://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/821, acessado em 07/01/2014 às 11h40min.

WILLIAMS, Michael. O que é a Epistemologia? Disponível em: http://criticanarede.com/fil_queeaepist.html, acessado em 06/01/2014 às 19h18min.

Downloads

Publicado

2024-07-19

Como Citar

Marcos, C. H., & Ruffo, Ísis E. (2024). A correspondência entre linguagem e ideias no nominalismo de semelhança: a evolução do problema da formação dos termos gerais. Occursus - Revista De Filosofia, 3(2 - Jul./Dez.), 165–178. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13375