Dialética da linguagem e a queda da expressividade na teoria de Theodor W. Adorno

Autores

  • José Eronildo Gomes de Araujo Junior Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Adorno. Linguagem. Dialética do Esclarecimento. Expressão.

Resumo

O movimento histórico da dialética desenvolvida na linguagem produziu um apagamento da expressividade do sujeito. Desse modo, a finalidade do artigo se dá na investigação de cunho histórico-filosófico da tensão presente no desenvolvimento, entre particular e universal, dentro da linguagem. Para que seja possível essa análise, partiremos de dois textos adornianos que irão nos fundamentar nesse trabalho: Fragmento sobre Música e Linguagem e Dialética do Esclarecimento. Sedimentados nesses dois textos, precisaremos também de um aporte teórico da psicanálise freudiana, da economia política marxista e do estudo de alguns textos como Teogonia e a Odisseia.

Biografia do Autor

José Eronildo Gomes de Araujo Junior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando em licenciatura plena na Universidade Estadual do Ceará - UECE; bolsista da iniciação científica; com foco na pesquisa em linguagem, economia política e teoria do fascismo.

Referências

ADORNO, Theodor W. Fragmento sobre música e linguagem. Trans/Form/Ação, São Paulo, v.31, n.2, p. 167-171, 2008.

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de janeiro: Zahar, 2006.

ARISTÓTELES. Livro A (primeiro). In: ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

BARBOSA, Ricardo Correa. Dialética da Reconciliação: estudo sobre Habermas e Adorno. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1996.

FREUD, Sigmund. Totem e tabu: algumas concordâncias entre a vida psíquica dos homens primitivos e a dos neuróticos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

MARX, Karl. Capítulo 1: A mercadoria. In: MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.

WELLMER, Albrecht. Sobre la dialéctica de modernidad y postmodernidad: La crítica de la razón después de Adorno. Madrid: A. Machados Libros S.A., 2004.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.

HOMERO. Odisseia. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

LOWIE, Robert H. XVII Religion and Magic. In: LOWIE, Robert H. An Introduction to Cultural Anthropology. New York: Rinehart & Company INC., 1947.

LUKÁCS, György. A reificação do proletariado. In: LUKÁCS, György. História e consciência de classe: estudo sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PLATÃO. Fedro. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.

TORRANO, Jaa. O mundo como função de Musas. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

Araujo Junior, J. E. G. de. (2024). Dialética da linguagem e a queda da expressividade na teoria de Theodor W. Adorno. Occursus - Revista De Filosofia, 5(2 - Jul./Dez.), 158–180. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/13041