O mundo inteiro é um palco e toda a vida é um espetáculo: a dimensão barroca do pensamento de Guy Debord

Autores

  • Inácio José de Araújo da Costa Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Debord. Espetáculo. Barroco. Theatrum-mundi. Teoria crítica.

Resumo

O presente trabalho consiste numa reflexão sobre a presença da cosmovisão barroca na teoria crítica de Guy Debord sobre a sociedade moderna como espetáculo. Para o teórico francês — que propôs o conceito de espetáculo para definir o estágio da civilização no qual a economia passou a determinar todos os aspectos da vida —, a temporalidade, a finitude de todas as coisas e a banalidade da vida se mostraram fatores decisivos para sua compreensão da sociedade capitalista moderna. Procuramos destacar que a crítica de Debord ao capitalismo é orientada por uma perspectiva da realidade profundamente influenciada pelo barroco.

Biografia do Autor

Inácio José de Araújo da Costa , Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Filosofia pela mesma instituição. E-mail para contato: inaciojosecosta@gmail.com

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Publicado

2024-05-05

Como Citar

Araújo da Costa , I. J. de. (2024). O mundo inteiro é um palco e toda a vida é um espetáculo: a dimensão barroca do pensamento de Guy Debord. Occursus - Revista De Filosofia, 5(2 - Jul./Dez.), 301–328. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12963