Filosofia e literatura: caminhos para o pensar e o aprender
Palavras-chave:
Linguagem. Poemas. Livro Didático.Resumo
Indo além da visão estritamente literária da poesia, este artigo busca trazer uma contribuição ao ensino de língua no que tange à análise de poemas, especialmente a partir da visão de linguagem poética do filósofo Martin Heidegger. A compreensão de Heidegger sobre linguagem poética se contrapõe à forma usual como ela vem sendo estudada nos livros didáticos de Língua Portuguesa, no Ensino Médio, especificamente na Coleção Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães. Ao analisar a Coleção Português Linguagens em como trabalha os textos poéticos, percebe-se a predominância de um estudo formal dos poemas, utilizados como texto para o ensino da estrutura do poema.
Referências
BACK, Angela; CARVALHO, Richarles de Souza; SCHILICKMANN, Carlos Arcângelo (Organizadores). Língua e ensino: práticas de linguagem possíveis e reais. Criciúma – SC. UNESC, 2014.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, SP:Mercado das Letras, 2002.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza. Português: linguagens. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013 (464 p.). Livro 01.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza. Português: linguagens. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013 (400 p.). Livro 02.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza. Português: linguagens. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013 (400 p.). Livro 03.
CÉSAR, Constança Marcondes. Habitar poeticamente a terra. v. 09, n. 03. Aracaju: Pidcc, out/2015. p. 254
DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: Uma introdução. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
GONDIM, Elnor; RODRIGUES, Osvaldino Marra. Pensar o ser na poesia: Heidegger leitor de Hölderlin. Revista UEPG. v. 10, n. 1, 2010.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Editora Vozes, 2014.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Editora universitária São Francisco. Petrópolis, Vozes, 2003.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Edições 70, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antonio Marcuschi. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino da língua? n.69, Brasília, jan./mar. 1996.
SANTOS, Eder Soares; MARTINS, Mizael. Linguagem: início de Kehre no pensamento de Heidegger ainda em Ser e Tempo.
WERLE, Marco Aurélio. Poesia e pensamento em Hölderlin e Heidegger. São Paulo. EDUNESP, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jéferson Luís Azeredo, Sônia Martins de March
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.