Do romantismo à ópera: Schopenhauer precursor de Wagner

Autores

  • Luiz Diego Barbosa Nunes Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Música. Vontade. Drama. Ópera. Wagner.

Resumo

O presente trabalho argumenta sobre a importância filosófica da música do período erudito ao romântico e a transição dada pela ópera para o drama na linguagem do compositor Alemão Richard Wagner (1813-1883). Que por sua vez, dentro da filosofia de Arthur Schopenhauer (1788–1860) se constituiu na obra O Mundo como Vontade e como Representação (1819), onde foi à fonte de inspiração imediata para Wagner. Em Schopenhauer, é na ausência de interesse que se encontra a noção pessimista do mundo, e na arte que se torna possível um conhecimento nítido e livre do sofrimento até então.

 

Biografia do Autor

Luiz Diego Barbosa Nunes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Barbosa Nunes, L. D. (2024). Do romantismo à ópera: Schopenhauer precursor de Wagner. Occursus - Revista De Filosofia, 1(2 - Jul./Dez.), 70–80. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12929