Educação moral e poesia no século XVIII britânico

Autores/as

  • Mariana Dias Pinheiro Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palabras clave:

Educação moral. Poesia. Polidez. Blair. Addison.

Resumen

Pretende-se apresentar de que forma a considerada boa poesia do século XVIII britânico pode ser vista com o mesmo objetivo das morais práticas, isto é, o de refinar e polir os indivíduos. Para isso, seguiremos os seguintes passos: i. reconstruir o contexto que produziu essa concepção: a distinção entre civilização e barbárie, bem como a dificuldade de unificar o modo escrito e o oral e a preocupação com a supressão do ócio; ii. sublinhar a relevância de Milton, Shakespeare e Spenser para a poesia britânica setecentista; iii. apresentar os ideais a esse respeito que permeavam os textos de importantes filósofos.

Biografía del autor/a

Mariana Dias Pinheiro Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda do curso e filosofia da UFS, atualmente é bolsista CNPq em iniciação científica na pesquisa A ficção gótica como crítica da modernidade. Dedica-se, também, a pesquisa sobre a relação da linguagem e da mecânica na filosofia de Hobbes. É membro do grupo de pesquisa de Ética e Filosofia Política da UFS, organizadora e coautora do livro Entre o Mito e a Política.

Citas

ADDISON, J. Spectator, Volumes 1, 2 and 3. USA: Gutenberg, 2004.

AHNERT, T. The Moral Education of Mankind: Character and Religious Moderatism in the Sermons of Hugh Blair. In: Character, Self, and Sociability in the Scottish Enlightenment de Thomans Ahnert. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2011.

BALIEIRO, M. Sociabilidade, sentimento e formação: sobre as mulheres em Hume e em Jane Austen. In Revista Enunciação, vol.2, nº 2, 2º semestre de 2017.

BLAIR, H. Lectures on Rhetoric and Belles Lettres. Philadelphia: Troutman & Hayes, 193 Market Street, 1953.

BROWN, J. S. Hugh Blair the sentiments and preaching theen lightenment in Scotland. In: Intellectual History Review. Londres: vol. 26, n. 6, 2016.

CHESTERFIELD, P. D. S. Latter stohis son. USA: Gutenberg, 2014.

DAVIDSON, J. Hypocrisy and the politics of politeness. New York: Cambridge University Press, 2004.

FAIRER, D. Creating a national poetry the tradition of Spenser and Milton. In: Eighteenth Century Poetry de John Sitter. Reino Unido: Cambridge University Press, 2001.

FAIRER, D. Shakespeare in poetry. In: Shakespeare in Eighteenth Century de Fiona Ritchie e Peter Sabor. Reino Unido: Cambridge University Press, 2012.

GUIMARÃES, L. Simpatia, moral e conhecimento na filosofia de Hume. In dois pontos, vol. 4, n. 2, outubro 2007.

GREGORY, J. A Father’s Legacy to his Daughters. USA: Gutenberg, 2015

HUME, D. “Do refinamento nas artes” e “Da delicadeza de gosto e de paixão”. In: A arte de escrever ensaios e outros ensaios (morais, políticos e literários). Tradução de Márcio Suzuki e Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Iluminuras, 2008.

HUME, D. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: editora UNESP, 2004.

HUTCHESON, F. Reflexões sobre o riso. Tradução de Juliana Ferraci Martone. São Paulo: Editora Clandestina, 2015.

KLEIN, L. E. Politeness and the interpretation of the British eighteenth century. In: The Historical Journal. Londres: v. 45, n. 4, dezembro 2002.

MCINTOLSH, C. The Evolution of English Prose, 1700-1800 Style, Politeness, and Print Culture. Reino Unido: Cambridge University Press, 1998.

MORAN, M. C. Between the Savage and the Civil: Dr John Gregory’s Natural History of Feminity. In Women, Gender and Enlightenment, edição Sarah Knottand Barbara Taylor. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

RIBEIRO, A. S. Refinamento Moral nos Ensaios de David Hume, 1741-1742. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 195, 2019.

RIBEIRO, A. S. Virtudes sociais e o refinamento na filosofia moral de Hume. In: Ensaios sobre a filosofia de Hume. Florianópolis: Núcleo de Epistemologia e Lógica, 2016.

SANTOS, M. D. P. Educação e Polidez em David Hume. In: VIII Encontro de Pesquisadores Iniciantes das Humanidades. São Cristóvão: Editora UFS, 2019.

SANTOS, M. D. P. Hipocrisia ou polidez: boas maneiras no iluminismo britânico. 2021 (no prelo).

SANTOS, M. D. P. Virtude moral, sociabilidade e poder no gótico do século XVIII: Radcliffe e Lewis. Revista Lampejo. Fortaleza: vol. 9 nº 1 pp. 235-250, 2020

SHAFTESBURY, Anthony Ashley Cooper, Third Earl of. Characteristicks of Men, Manners, Opinions, Times. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

SHER, R. B. The Enlightenment and the Book: Scottish Authors and Their Publishers in Eighteenth-CenturyBritain, Ireland, andAmerica. London: The Universityof Chicago Press, 2006.

SITTER, J. Questions in poetics why and how poetry matters. In: Eighteenth Century Poetry de John Sitter. Reino Unido: Cambridge University Press, 2001.

SKINNER, Q. Hobbes e a teoria clássica do riso. Tradução de Alessandro Zir. São Leopoldo: Unisinos, 2002.

SMITH, A. Da natureza da imitação que ocorre nas chamadas artes imitativas. In: Ensaios Filosóficos de Adam Smith. Tradução de Alexandre Amaral Rodrigues, Pedro Fernandes Galé e Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

SMITH, A. Teoria dos Sentimentos Morais. Tradução de Lya Luft. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

TAYLOR, B. Feminists versus Gallants: Sexual Manners and Morals. In: Enlightenment Britain. In Women, Gender and Enlightenment, edição Sarah Knottand Barbara Taylor. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

Archivos adicionales

Publicado

2024-04-15

Cómo citar

Dias Pinheiro Santos, M. (2024). Educação moral e poesia no século XVIII britânico . Occursus - Revista De Filosofia, 6(1 - Jan./Jun.), 134–151. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12920