Aspectos da religião natural em Ludwig Feuerbach
Palavras-chave:
Feuerbach. Religião Natural. Natureza. Fundamento. Homem.Resumo
Partindo do pensamento do filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804 – 1872), o presente artigo objetiva apresentar as religiões naturais em sua relação com a natureza, evidenciando os aspectos positivos dessas religiões que reconhecem a importância do mundo natural como essencial para a existência humana e de todos os seres, bem como, apontar os aspectos negativos, que implica na necessidade de superação das religiões naturais, pois, nelas, ainda permanecem as supertições e seres divinos. Por fim, chegamos à conclusão que abordar essa temática, em Feuerbach, nos remete à emergente necessidade de se pensar a religião e a relação homem e natureza.
Referências
AMENGUAL, Gabriel. Crítica de la religión y antropologia em Ludwig Feuerbach – La reducción antropológica de la teologia como passo del idealismo al materialismo. Barcelona: Laia, 1980.
BARATA-MOURA, J. El materialismo de Feuerbach. Un estudio de sus escritos. Anales del Seminario de Historia de la Filosofía. Madrid, v. 11, 1994.
CABADA-CASTRO, Manuel. El dios que da que pensar: acceso filosófico-antropológico a la divindad. Madrid: biblioteca de autores cristianos, 1999.
CHAGAS, Eduardo. F. A majestade da natureza em Ludwig Feuerbach. In: _______; REDYSON, Deyve; PAULA, Marcio G. de. Homem e Natureza em Ludwig Feuerbach. Série Filosofia, nº 8. Fortaleza: Edições UFC, p. 37-65, 2009.
CHAGAS, Eduardo. F. A Religião em Feuerbach: deus não é deus, mas o homem e/ou a natureza divinizados. In: Revista Dialectus, n.4, pg. 78-91, Fortaleza, Janeiro-Julho de 2014.
FEUERBACH, Ludwig. A Essência do Cristianismo. Tradução: José da Silva Brandão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
FEUERBACH, Ludwig. La Esencia de la Religión. 2ª Ed. Trad. Tomás Cuadrado Pescador. Madrid: Editorial Páginas de Espuma, 2005.
FEUERBACH, Ludwig. Preleções Sobre a Essência da Religião.Trad. José da Silva Brandão. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.
LIMA FILHO, J. E. Antropologia, ética e política em “A essência do cristianismo” de Ludwig Feuerbach. Tese de Doutorado em Filosofia- Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, p.149. 2017.
SCHMIDT, Alfred. Feuerbach o la sensualidad emancipada. Versión española de Julio Carabaña. Madrid: Taurus Ediciones, 1975.
SERRÃO, Adriana Veríssimo. A humanidade da razão. Ludwig Feuerbach e o projecto de uma antropologia integral. Braga: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 1999.
TOMASONI, F. Ludwig Feuerbach e a Fratura do Pensamento Contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosângela Fonteles do Nascimento Arcanjo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.