A Felicidade como virtude em Benedictus de Spinoza

Autores

  • Guadalupe Macêdo Marques Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Felicidade. Amor. Deus. Virtude. Spinoza.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar o conceito de Felicidade segundo o filósofo holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677), para o qual Felicidade reside no conhecimento e amor a Deus, o que o filósofo chama de amor intelectual de Deus (amor dei intelectuallis). Se a tradição filosófica associava esse conceito à vida contemplativa, Spinoza o identifica à virtude. Para a realização desse estudo, será aqui utilizada a Ética (1677), principal obra do filósofo. Pode-se concluir, portanto, que para Spinoza a Felicidade não consiste em uma recompensa de uma vida virtuosa, pois é ela a própria virtude.

Biografia do Autor

Guadalupe Macêdo Marques , Universidade Estadual do Ceará - UECE

 Mestranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista-CAPES. Membro do grupo de pesquisa A liberdade ontológica como fundamentação da liberdade política em Benedictus de Spinoza, sob a coordenação do prof. Dr. Emanuel Angelo da Rocha Fragoso. Dedica-se atualmente à pesquisa que tem como título Os fundamentos do Estado democrático em Benedictus de Spinoza.

Referências

CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na Ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.

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SPINOZA, Benedictus de. Tratado da Reforma da Inteligência. Tradução, introdução e notas de Lívio Teixeira. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Macêdo Marques , G. (2024). A Felicidade como virtude em Benedictus de Spinoza . Occursus - Revista De Filosofia, 1(1 - Jan./Jun.), 111–132. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/12731