As percepções das juventudes: relação com o consumo e consumismo

Autores

  • Rafael Sacovicz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Fernando Melo Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.52521/occursus.v9i1.12683

Palavras-chave:

Consumo. Consumismo. Juventudes.

Resumo

O consumo é uma prática necessária para a sobrevivência humana, no entanto o capitalismo o reconfigurou para representar valores e significados e incentivar o consumo desenfreado de produtos. O presente artigo tem por objetivo compreender o entendimento das juventudes acerca das relações com o consumo e o consumismo, buscando levantar fatores que determinam e diferenciam as relações do consumidor e do jovem consumista e identificar os principais impactos gerados, em especial, para a continuidade da vida no planeta e os riscos para a saúde emocional. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo sido usado como procedimento metodológico, inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre os conceitos discutidos no texto e a organização de um grupo focal com seis jovens universitários com idade entre 22 e 28 anos.

Biografia do Autor

Rafael Sacovicz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano e em Sociologia pela Universidade Paulista (UNIP). Mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cursando doutorado em Sociologia (UFPR).

Fernando Melo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Mestre em Sociologia pela UFPR, graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2018). Pós-graduado "lato sensu" em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017).

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Sacovicz, R., & Melo, F. (2024). As percepções das juventudes: relação com o consumo e consumismo. Occursus - Revista De Filosofia, 9(1), 127–138. https://doi.org/10.52521/occursus.v9i1.12683