A efetivação dos direitos civis e a desigualdade de acesso à justiça no Brasil

Autores

  • Aline Nascimento Alves dos Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Beatriz Santana Martins Lima Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Emmanoel Luca Santos Leone Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Thales Alencar Tuy Mota Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Victor Dias Barboza Oliveira Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Justiça. Direitos civis. Cidadania. Desigualdade. Exploração.

Resumo

O resumo do texto aborda a complexidade da cidadania no Brasil, destacando a influência histórica das elites do atraso na manutenção do poder e desigualdades sociais. O ensaio explora o acesso ao sistema de justiça pelas populações vulnerabilizadas, focando as condições e limitações existentes. Aborda a consolidação dos direitos civis, políticos e sociais no país e como a população negra é mais afetada por desigualdades e exploração, especialmente no sistema penal e no mercado de trabalho. O racismo estrutural e a discriminação racial também são analisados como fatores determinantes na perpetuação da desigualdade social. O texto conclui apontando a necessidade de políticas educacionais e de trabalho inclusivas para promover a igualdade e o bem-estar social para todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica.

Biografia do Autor

Aline Nascimento Alves dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e graduanda no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Beatriz Santana Martins Lima, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSal e Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. Graduanda no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Emmanoel Luca Santos Leone, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduando no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia - UFBA e estagiário dentro do sócio jurídico, em atividade na Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Thales Alencar Tuy Mota, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduando no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Victor Dias Barboza Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduando no curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Referências

CALDEIRA, T. P. do R. (2000). Cidade de muros. Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp.

CARVALHO, J. M. de. (2002). Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

CERQUEIRA, Daniel. Atlas da Violência 2021. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2021. 108p.

SOUZA, Jessé de. A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato. Leya, Rio de Janeiro: 2017.

MARSHALL, T. H. (1967). "Cidadania e classe social". In Cidadania, classe social e status (pp. 57–114). Rio de Janeiro: Zahar.

Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - Infopen, Junho/2016.

CRENSHAW, Kimberle. A interseccionalidade na discriminação de raça e gênero. Revista Estudos Feministas, n. 1, 2002.

Afastada diretora de presídio onde detenta deu à luz em cela. [S. l.], 27 out. 2023. Disponível em: https://www.oabrj.org.br/noticias/afastada-diretora-presidio-onde-detenta-deu-luz-cela. Acesso em: 17 jul. 2023.

ALMEIDA, Marília. Não faz sentido deixar de pagar a previdência pública, diz diretor de Instituto. 2020. Bora Investir, 7 jun. 2023. Disponível em: https://borainvestir.b3.com.br/objetivos-financeiros/investir-melhor/inss-nao-faz-sentido-deixar-de-pagar-a-previdencia-publica-diz-diretor-de-instituto/#:~:text=30%25%20dos%20brasileiros%20não%20contribuem,para%20o%20INSS%20em%202021. Acesso em: 17 jul. 2023.

Jovem negro fica preso por 6 dias após ser confundido com homem branco e mais velho. Https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/jovem-negro-fica-preso-por-6-dias-apos-ser-confundido-com-homem-branco-e-mais-velho/: CNN, 28 jan. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/jovem-negro-fica-preso-por-6-dias-apos-ser-confundido-com-homem-branco-e-mais-velho/. Acesso em: 17 jul. 2023.

Como anda Salvador/organizadores Inaiá Moreira de Carvalho, Gilberto Corso Pereira, Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2009.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Como Citar

Nascimento Alves dos Santos, A., Santana Martins Lima, B., Luca Santos Leone, E., Alencar Tuy Mota, T., & Barboza Oliveira, V. D. (2024). A efetivação dos direitos civis e a desigualdade de acesso à justiça no Brasil. Occursus - Revista De Filosofia, 8(2 - Jul./Dez.), 13–21. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/11351