Apontamentos de possíveis elementos filosóficos na reflexão sociológica de Max Weber

Autores

  • Robert Brenner Barreto da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Fundamentos. Pressupostos. Filosofia. Sociologia. Weber.

Resumo

Esse trabalho tem como proposta realizar um breve estudo sobre possíveis fundamentos filosóficos na reflexão sociológica de Max Weber. Por objetivar uma investigação que possibilite perceber a interface entre filosofia e sociologia, torna-se oportuno avaliar em que medida um dos principais representantes da sociologia moderna teria sido influenciado por pressupostos filosóficos, uma vez que, se comparada a outras linhas pesquisa, pouco se enfatizou o caráter filosófico de sua sociologia. Para atingir o desiderato desse breve estudo, será consultada a literatura secundária e utilizada a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo como exemplificação pontual dos traços filosóficos que se pretende atribuir ao autor, na qual se destaca o conceito de Tipo Ideal, além de considerar pressupostos metodológicos e mesmo heranças intelectuais que tenham contribuído para dar dimensão filosófica ao referido empreendimento sociológico de Max Weber.

Biografia do Autor

Robert Brenner Barreto da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor em Filosofia – UFC. Professor da Universidade Estadual do Ceará – UECE. 

Referências

ANDERY, Maria Amália [et al]. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Trad. Luís Claudio de Castro e Costa - 5.ed- Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

JAHNKE, Hans. O conceito da compreensão na Sociologia de Max Weber. Coimbra: Coimbra University Press, 2013.

JOHNSON, Allan. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

KIM, Sung. Max Weber. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, published by Metaphysics Research Lab, 2019 < https://plato.stanford.edu/archives/win2019/entries/weber/>.

MORUJÃO, A.F. Fenómeno, Númeno, coisa em si: notas sobre três conceitos kantianos. Revista Portuguesa de Filosofia. Tomo XXXVII, Fasc.3, Kant - 200 anos da Crítica da Razão Pura: - Hegel 150 anos da sua morte, Julho-Setembro de 1981, pp.225-248.

MORAES, L; FILHO, A; DIAS, D. O Paradigma Weberiano da Ação Social: um Ensaio sobre a Compreensão do Sentido, a Criação de Tipos Ideais e suas Aplicações na Teoria Organizacional. RAC, v. 7, n. 2, Abr./Jun. 2003: 57-71.

RIBEIRO, Elton. Kant e o fundamento da moralidade: um estudo da dedução do imperativo categórico em GMS III. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.

SCHWARTZ, Nancy. Max Weber's Philosophy. The Yale Law Journal, Vol. 93, No. 7 (Jun., 1984), pp. 1386-1398.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. José Marcos Mariani de Macedo Companhia das Letras, São Paulo, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-13

Como Citar

Barreto da Silva, R. B. (2024). Apontamentos de possíveis elementos filosóficos na reflexão sociológica de Max Weber. Occursus - Revista De Filosofia, 6(2 - Jul./Dez.), 13–27. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/10368