Apontamentos de possíveis elementos filosóficos na reflexão sociológica de Max Weber
Palavras-chave:
Fundamentos. Pressupostos. Filosofia. Sociologia. Weber.Resumo
Esse trabalho tem como proposta realizar um breve estudo sobre possíveis fundamentos filosóficos na reflexão sociológica de Max Weber. Por objetivar uma investigação que possibilite perceber a interface entre filosofia e sociologia, torna-se oportuno avaliar em que medida um dos principais representantes da sociologia moderna teria sido influenciado por pressupostos filosóficos, uma vez que, se comparada a outras linhas pesquisa, pouco se enfatizou o caráter filosófico de sua sociologia. Para atingir o desiderato desse breve estudo, será consultada a literatura secundária e utilizada a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo como exemplificação pontual dos traços filosóficos que se pretende atribuir ao autor, na qual se destaca o conceito de Tipo Ideal, além de considerar pressupostos metodológicos e mesmo heranças intelectuais que tenham contribuído para dar dimensão filosófica ao referido empreendimento sociológico de Max Weber.
Referências
ANDERY, Maria Amália [et al]. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Trad. Luís Claudio de Castro e Costa - 5.ed- Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
JAHNKE, Hans. O conceito da compreensão na Sociologia de Max Weber. Coimbra: Coimbra University Press, 2013.
JOHNSON, Allan. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
KIM, Sung. Max Weber. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, published by Metaphysics Research Lab, 2019 < https://plato.stanford.edu/archives/win2019/entries/weber/>.
MORUJÃO, A.F. Fenómeno, Númeno, coisa em si: notas sobre três conceitos kantianos. Revista Portuguesa de Filosofia. Tomo XXXVII, Fasc.3, Kant - 200 anos da Crítica da Razão Pura: - Hegel 150 anos da sua morte, Julho-Setembro de 1981, pp.225-248.
MORAES, L; FILHO, A; DIAS, D. O Paradigma Weberiano da Ação Social: um Ensaio sobre a Compreensão do Sentido, a Criação de Tipos Ideais e suas Aplicações na Teoria Organizacional. RAC, v. 7, n. 2, Abr./Jun. 2003: 57-71.
RIBEIRO, Elton. Kant e o fundamento da moralidade: um estudo da dedução do imperativo categórico em GMS III. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.
SCHWARTZ, Nancy. Max Weber's Philosophy. The Yale Law Journal, Vol. 93, No. 7 (Jun., 1984), pp. 1386-1398.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. José Marcos Mariani de Macedo Companhia das Letras, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Robert Brenner Barreto da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.