A necessidade da formulação de uma nova Semântica e de uma nova Ontologia como forma de superação das problemáticas ontológicas precedentes, no pensamento de Lorenz B. Puntel
Palavras-chave:
Reviravolta linguística. Filosofia Sistemático-Estrutural. Semântica. Ontologia.Resumo
Diante da vasta problemática ontológica contemporânea que têm como tarefa inicial a resolução de tantas críticas sofridas ao longo da história da filosofia, o presente trabalho buscará, em linhas gerais, apontar aspectos fundamentais da filosofia sistemático-estrutural de Lorenz B. Puntel, tendo como objetivo central a necessidade da formulação de uma nova semântica e de uma nova ontologia. Estas visam superar os problemas das várias propostas ontológicas anteriores, desde a substancialista (que perdura até à filosofia contemporânea) como as novas propostas alternativas.
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola. 712 p.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução de Álvaro Cabral. – São Paulo: Cultrix, 2006. 432 p.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. 271 p.
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das ciências filosóficas em epítome. Lisboa: Edições 70, 1988. 249 p.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2006. 598 p.
IMAGUIRE, Guido. A substância e suas categorias: feixes e tropos. In: IMAGUIRE G./ALMEIDA C.L.S. deOLIVEIRA M.A.de (orgs.), Metafísica Contemporânea. Editora Vozes, 2007. p. 272-289.
KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988. 192 p.
OLIVEIRA, M. A. de. A ontologia em debate no pensamento contemporâneo. – São Paulo: Paulus, 2014. 268 p.
OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. Edições Loyola, 1997. 432 p.
PUNTEL, Lorenz B. A crítica da metafísica em Carnap e Heidegger: análise, comparação e crítica. In: Em busca do objeto e do estatuto teórico da filosofia: estudos críticos na perspectiva histórico-filosófica. Tradução de Nélio Schneider – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2010. p. 229-258.
PUNTEL, Lorenz B. A filosofia como discurso sistemático: diálogos com Emmanuel Tourpe sobre os fundamentos de uma teoria dos entes, do Ser e do Absoluto. Tradução de Nélio Schneider – São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2015. 164 p.
PUNTEL, Lorenz B. A totalidade do Ser, o Absoluto e o tema “Deus”: um capítulo de uma nova metafísica. In: Metafísica Contemporânea. Editora Vozes, 2007. p. 191-222.
PUNTEL, Lorenz B. É possível aclarar o conceito de dialética em Hegel? In: Em busca do objeto e do estatuto teórico da filosofia: estudos críticos na perspectiva histórico-filosófica. Tradução de Nélio Schneider – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2010. p. 201-219.
PUNTEL, Lorenz B. Estrutura e ser: um quadro referencial teórico para uma filosofia sistemática; tradução: Nélio Schneider – São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2008. 682 p.
PUNTEL, Lorenz B. O conceito de categoria ontológica: um novo enfoque, In: Revista Kriterion n. 104, p. 7-32.
PUNTEL, Lorenz B. Ser e Deus: um enfoque sistemático em confronto com M. Heidegger, É. Lévinas e J. -L. Marion. Tradutor: Nélio Schneider – São Leopoldo, RS: Ed. UNISINOS, 2011. 384 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.