Considerações acerca da virtude da moderação na ética aristotélica

Autores

  • Vinicius José de Lima

Palavras-chave:

Ética, Felicidade, Virtude, Moderação

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir a moderação como virtude a partir da ética aristotélica, com o intuito de refletir sobre a importância dessa concepção para atualidade. Para isso, recorre-se às obras de Aristóteles, sobretudo à Ética à Nicômaco. Além disso, a fim de ampliar o olhar sobre a teoria aristotélica, se recorre à comentadores e teóricos da ética, como Alasdair Macintyre e David S. Oderberg. O estudo desta temática filosófica conduz à afirmação de que a ética aristotélica é útil para atualidade, visto que suas temáticas reverberam servindo de respostas a problemas contemporâneos.

Referências

ADLER, Mortimer. Aristóteles para todos: uma introdução simples a um pensamento complexo. trad. Pedro Sette-Câmara São Paulo: É Realizações, 2010.

ALVIRA, Tomás; CLAVELL, Luis; MELENDO, Tomás. Metafísica. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência ―Rimundo Lúlio‖, 2014.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. trad. e notas Edson Bini. 4 ed. São Paulo: Edipro, 2014.

ARISTÓTELES. A Política. trad. Roberto Leal Ferreira. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ARISTÓTELES. Metafísica. trad. Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

ARISTÓTELES. De Anima. Trad. e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal: Ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MACINTYRE, Alasdair. Historia de la ética. trad. Roberto Juan Walton. Barcelona: Editora Paidós, 1991.

ODERBERG, D. S. Teoria Moral: uma abordagem não consequencialista. trad. Maria José Figueiredo. 1. ed. Parede, Portugal: Principia Editora, 2009.

Publicado

2023-02-27

Como Citar

de Lima, V. J. (2023). Considerações acerca da virtude da moderação na ética aristotélica. Occursus - Revista De Filosofia, 7(1), 74–86. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/10204