Princípios filosóficos que fundamentam a pedagogia de Hugo de São Vítor na obra Didascalicon

Autores

  • Iago Nicolas de Abreu Soares Universidade Estadual do Ceará – UECE

Palavras-chave:

Educação. Fundamentos. Medieval.

Resumo

O objetivo deste artigo é expor os princípios que fundamentam a pedagogia de Hugo de S. Vítor, monge medieval do século XII, sem a pretensão de exaustividade quanto ao número dos fundamentos. A obra utilizada será o Didascalicon, de onde sacaremos três princípios: a compreensão do homem como ser racional e desejoso de sabedoria; a filosofia como conhecimento dos princípios do mundo e fundamento das demais disciplinas; por fim, a humildade como princípio de toda educação.

Biografia do Autor

Iago Nicolas de Abreu Soares, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Graduando em Filosofia licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Duas vezes bolsista custeio de Monitoria em Lógica I. Possui interesse em Filosofia Escolástica, com ênfase na ética, lógica, epistemologia e metafísica tomistas.

 

 

Referências

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NUNES, Ruy Afonso da Costa. Gênese, significado e ensino da filosofia no século XII. 2. ed. Campinas: Kírion, 2020.

SERTILLANGES, A. -D. A vida intelectual: seu espírito, suas condições, seus métodos. Tradução de Lilia Ledon da Silva. São Paulo: É Realizações, 2010.

VÍTOR, Hugo de São. Didascalicon: sobre a arte de ler. Tradução de Roger Campanhari. Campinas: Kírion, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-04-13

Como Citar

de Abreu Soares, I. N. (2024). Princípios filosóficos que fundamentam a pedagogia de Hugo de São Vítor na obra Didascalicon. Occursus - Revista De Filosofia, 6(2 - Jul./Dez.), 241–252. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/Occursus/article/view/10105