SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA DE UMA PAISAGEM LITORÂNEA: ANÁLISE DA PRAIA DO ICARAÍ - CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Gestão Integrada da Zona Costeira, Paisagem Litorânea, Praia do Icaraí, Ceará

Resumo

A paisagem litorânea trata-se de um domínio paisagístico espetacular, resultante de uma estruturação e dinâmica altamente complexa. Tal fato exige, portanto, uma análise e aplicabilidade de estratégias de gerenciamento integrado neste estrato. A praia do Icaraí, situada no segmento litorâneo cearense, encontra-se submetida a um intenso processo de transformação paisagística ao longo de décadas, acarretando em modificações em sua configuração e dinâmica. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo primordial desenvolver uma análise acerca dos aspectos socioambientais expressos na configuração da paisagem do Icaraí, a fim de servir como subsídio para a efetiva Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC) desta paisagem. Os procedimentos técnico-metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, trabalhos/observações in loco, e análise e integralização dos dados. Em resultado, constata-se que a Praia do Icaraí constitui um setor litorâneo definido de heterogeneidades, vulnerabilidades e complexidades socioambientais, e que a gestão integrada devidamente implementada neste ambiente faz-se imprescindível, com o fito de assegurar a conservação de sua paisagem.

Biografia do Autor

Hélio Gondim, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Bacharelado em Geografia (andamento) - Universidade Estadual do Ceará (UECE); Formação Profissional Técnica em Edificações - EEEP. Prof. Antônio Valmir da Silva; Monitor da disciplina de Oceanografia, pelo o curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Gondim, J. H. A. (2024). SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA DE UMA PAISAGEM LITORÂNEA: ANÁLISE DA PRAIA DO ICARAÍ - CEARÁ. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 2(Especial), 7–24. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/11994