Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todas as submissões passam por um processo de revisão por pares. As submissões devem obedecer às diretrizes de submissão definidas como padrão da revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÕES - Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T)

OBJETIVO

Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T) é um periódico semestral dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que  publica artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiência, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas inéditos nos idiomas português e espanhol sobre temas que contribuam para o enriquecimento do debate em Geografia, Química, Física, Matemática e Ciências da Computação, após apreciação pelo Conselho Científico de cada área específica a quem caberá à decisão final de recomendar ou não a publicação.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS / RESENHAS / ENSAIOS / RELATOS / ENTREVISTAS

Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T) constituída pelos cadernos de Química, Física, Geografia, Matemática e Ciências da Computação  estabelece as seguintes normas editoriais:

1. A revista classificará as contribuições científicas de acordo com as seguintes seções: Artigos, Resenhas, Ensaios, Relatos, Entrevistas. Ao serem enviadas para publicação serão submetidas à apreciação do Editor, Membros do Conselho Científico e Revisores Convidados de cada área específica das Ciências e Tecnologia. E a aceitação será feita de acordo com a originalidade, a significância e a contribuição científica.

2. Serão aceitos somente trabalhos inéditos para publicação nos idiomas português e espanhol, com as devidas revisões do texto, incluindo a gramatical e a ortográfica. Trabalhos que não estejam em concordância com as normas de formatação não serão considerados para a publicação.

2. Não há limite de autores por seções.

3. A Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T) adota para Referências bibliográficas as Normas Brasileira ABNT-NBR - vigentes. que deverão ser observadas pelos autores, na redação e formatação de seus originais. Solicitamos aos autores especial atenção à observância das normas, pois não serão considerados para submissão os trabalhos que não estiverem de acordo com as mesmas.

4. Os autores são responsáveis pelas ideias expostas em seus trabalhos, como também pela responsabilidade técnica e veracidade das informações e dados apresentados. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados e os artigos também não expressam necessariamente a opinião dos editores.

5. Os autores que enviarem seus trabalhos para submissão aceitam e concordam com as normas de publicação da Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T).

6. As contribuições a serem submetidos à Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T) somente é possível através da plataforma eletrônica no endereço: https://revistas.uece.br/index.php/CCiT/index

7. Os trabalhos serão publicados por ordem de aceitação pelo Conselho Editorial de ambos os cadernos e não por ordem de recebimento.

ATENÇÃO: Somente as contribuições científicas apresentadas dentro das Normas acima citadas serão analisados pelo Conselho Editorial. A revisão ortográfica e gramatical nos textos será de responsabilidade dos autores. Caberá ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições aceitas.

ARTIGOS

Critérios que devem ser atendidos para artigos enviados:

1. Os textos devem ser acompanhados de um resumo em português de até 800 caracteres (sem espaços), um abstract e um resumen. No resumo, abstract e resumen devem ser seguidos por até 5 Palavras-chavePalavras-chave e Keyword para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por um ponto entre elas.

  • Os arquivos devem ser submetidos no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Tamanho do artigo: o artigo deve ter entre 15 e 20 páginas, incluindo gráficos, tabelas e figuras.
  • No caso de arquivos com gráficos, tabelas e figuras que excedam o limite de 20 páginas, o artigo poderá ter até 25 páginas, em folha de tamanho Letter (carta).
  • Estrutura do artigo:
  • Corpo do texto: Arial, tamanho 10 / Times New Roman 11. Espaçamento 1,5 no corpo do parágrafo e entradas de parágrafos: 1,25 cm;
  • Fonte utilizada para tabelas, citações de mais de três linhas, legendas e outras ilustrações: Times, tamanho 10.
  • Margens: superior e esquerda - 3,0 cm / inferior e direita - 2,0 cm;
  • Títulos em negrito e em letras maiúsculas (Fonte 12); seções em negrito e também em letras minúsculas. Centralizado.
  • Citações com mais de três linhas: destacadas do texto, com recuo esquerdo de 4 cm; fonte tamanho 10, sem aspas, espaçamento simples, com a indicação da bibliografia no final.

2. O artigo submetido dever constar a seguinte ordem de apresentação:

  •  Título Português;
  •  Autor (es) e suas respectivas informações (por ex.: titulação, instituição, cidade da instituição, órgão de lotação, e-mail, grupo de pesquisa a que pertence) – incluso o link para o currículo Lattes;
  •  Resumo, palavras-chave;
  •  Título em Inglês
  •  Abstract; keywords;
  •  Título em Espanhol;
  •  Resumen; palavras-clave.

O texto completo deve conter as seguintes informações: Introdução (contendo os objetivos e as justificativas), Referencial Teórico (opcional), Metodologia da Pesquisa (contendo a descrição dos materiais utilizados, os métodos empregados e os procedimentos desenvolvidos), Resultados e Discussão (contendo os resultados da pesquisa e suas discussões) e Considerações Finais ou Conclusão. Obviamente que será respeitando a particularidade dos diferentes tipos de pesquisa. As referências deverão ser listadas ao final do artigo, com o título Referências Bibliográficas, em ordem alfabética, espaçamento simples e seguindo a normatização da ABNT-NBR - vigentes. Registrar, nas referências, SOMENTE, os autores citados no corpo do texto.

RELATOS

O envio de relatos de experiências seguem os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:

  • Documento que relata formalmente as experiências obtidas em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica de áreas de abrangência da Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T).
  • O relato deve ter de 10 a 15 paginas e conter de uma a 5 imagens.

ENSAIOS

O envio de ensaios seguem os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:

  • A temática do ensaio é da escolha do autor, desde que aborde os temas voltados para as áreas de abrangência da Revista Cadernos de Ciências & Tecnologia (CC&T).
  • O texto deve ter em torno de 1500 a 2000 palavras e conter de uma a 5 imagens (fotografias ou outra tipo de ilustração).

RESENHAS

O envio das resenhas seguem os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:

  • A resenha deve ser de livros inéditos e recentes.
  • O título diferente do título do livro resenhado (título da resenha com identificação do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data)
  • A referência bibliográfica da obra deve constar no início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN, etc). (citação completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada ).
  • Texto dissertativo: Síntese do conteúdo caracterizando a área do conhecimento e o objetivo do autor. (Introdução, corpo principal do texto - - uma breve análise estrutural, ou seja, apresentação global do conteúdo e conclusão com apreciação crítica).
  • A resenha deverá ter no máximo 5 páginas.
  • Uma imagem do livro com extensão JPG ou PNG e resolução de até 600 dpi. enviada em arquivo separado.

ENTREVISTAS

O envio de entrevistas seguem os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:

  • As entrevistas deverão ter extensão entre 5 e 10 páginas e vir acompanhadas da autorização do entrevistado(a).
  • Devem começar com uma introdução (de no máximo 1 página) que contenha: uma pequena biografia do entrevistado(a) e descrição das circunstâncias (como se deu o contato, local e data) da entrevista.
  • O título deve ser o nome do entrevistado (a). O subtítulo deve ser uma frase de efeito (entre aspas) encontrada na entrevista.
  • Pode ter até 4 imagens, sendo que uma delas deve ser a foto do entrevistado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.