A comunicação como paradigma da experiência religiosa

Autores

  • Otávio Velho

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v4i6%20jan/jun.753

Palavras-chave:

Comunicação, Religião, Modernidade

Resumo

Certas narrativas associam religião a tradição; hoje, a ênfase é na religião como experiência pessoal. Tal mudança questiona o modelo convencional de modernidade. Tomemos a comunicação. Esse processo primário pode ser ampliado para incluir diversas formas pelas quais noções são comunicadas não só através da linguagem racional, mas também de metáforas e símbolos. Nesse âmbito, é possível um reencontro entre dois veios de estudo da religião: como tradição e como experiência. Visualizar a modernidade a
partir das religiosidades do nosso tempo parece crucial para pensar modernidades alternativas.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

VELHO, O. A comunicação como paradigma da experiência religiosa. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 45–77, 2018. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v4i6 jan/jun.753. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/753. Acesso em: 29 mar. 2024.