Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O padrão dos artigos é de 6.000 a 8.000 palavras e o das resenhas de até 2.000 palavras, inclusive notas de rodapé e referências bibliográficas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Os artigos serão acompanhados de um resumo de 60 a 70 palavras e de uma relação de no máximo cinco palavras-chave separadas por pontos. Resumo, títulos e palavras-chave devem ser apresentados em português e inglês.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os trabalhos serão acompanhados de currículo dos autores (máximo quinze linhas), submetido como documento suplementar, contendo informações sobre qualificação acadêmica, vínculo profissional, linhas de pesquisa e e-mail. Artigos e resenhas não devem indicar a identidade dos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todo o trabalho de avaliação e edição dos artigos é gratuito, não é cobrado qualquer tipo de taxa dos (as) autores (as).

Diretrizes para Autores

Antes do envio do artigo, deve-se conferir se todos os autores estão cadastrados na plataforma da revista com seus respectivos metadados inseridos. Importa esclarecer que é obrigatório o preenchimento dos seguintes campos: nome completo, e-mail, país, URL do LATTES (em caso de brasileiros), ORCID, afiliação institucional e minicurrículo.
 
ATENÇÃO!!! Clique no MODELO DE FORMATAÇÃO (TEMPLATE) para selecionar o formato desejado, baixar o arquivo e editá-lo.
 
 Antes de ler as orientações, recomenda-se observar as Condições para Submissão de Tensões Mundiais.

 

1) Os artigos devem ser originais. No momento da submissão, o autor deve informar se o artigo (ou parte dele) foi encaminhado a outro periódico. Cabe ao Comitê Editorial de Tensões Mundiais a decisão final sobre o aceite da submissão.

2) As contribuições serão apresentadas em fonte Arial 12 com espaçamento 1,5. Margens: superior e esquerda 2,5 cm; inferior e direita 2 cm. Quando a citação for direta ou literal dentro do texto, até três linhas, coloca-se entre aspas. Caso esta ultrapasse mais de três linhas, ou seja, citações longas, usa-se recuo de 4cm da margem esquerda para direita, letra menor que a do texto (Arial 10) e espaço simples entre linhas, sendo separadas por uma linha do corpo do texto. No caso de transcrições de falas utiliza-se o recuo 3cm da margem esquerda para direita, letra menor que a do texto (Arial 10) e espaço simples entre linhas, sendo separadas por uma linha do corpo do texto.

3) O título do artigo deve ter no máximo 60 caracteres com espaço e deixar claro o teor do texto.

4) O limite por artigo é de 20 notas explicativas; uma nota não deve exceder cinco linhas. As notas de rodapé serão redigidas na fonte Arial 10, espaço simples. As chamadas para as notas no corpo do texto devem aparecer após a pontuação, por exemplo: [ .1 ]. As citações devem ser indicadas no corpo do texto, conforme a NBR 10520/2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Observação: O uso das expressões latinas como Idem (Id.), Ibidem (Ibid.), op. cit. e loc. cit. não são utilizadas no corpo do texto, tendo em vista, o sistema adotado de entrada ser AUTOR-DATA, exemplo: Silva (2009) ou (SILVA, 2009). A única expressão aceita dentro do texto é o apud (citado por), exemplo: Costa (apud SILVEIRA, 2008) ou (COSTA apud SILVEIRA, 2008).

5) Os artigos podem ter no máximo cinco tabelas e/ou ilustrações (quadros, gráficos, figuras, fotos, mapas, imagens). A bibliografia deve ter cerca de duas páginas.

6) Referências bibliográficas e citações devem ser organizadas conforme o sistema ABNT:

a.1) Citação direta no texto com um autor (SOBRENOME, ano, número da página).

Ex: (BUSTOS, 2010, p. 85).

a.2) Citação indireta no texto com um autor (SOBRENOME, ano).

Ex: (BUSTOS, 2010).

b.1) Citação direta no texto com dois autores (SOBRENOME autor 1; SOBRENOME autor 2, ano, número da página).

Ex: (KEOHANE; NYE, 2012, p. 94).

b.2) Citação indireta no texto com dois autores (SOBRENOME autor 1; SOBRENOME autor 2, ano).

Ex: (KEOHANE; NYE, 2012).

c.1) Citação direta no texto com três autores (SOBRENOME autor 1; SOBRENOME autor 2; SOBRENOME autor 3, ano, número da página).

Ex: (CARVALHO; SOUZA; NUNES, 1990, p. 120).

c.2) Citação indireta no texto com três autores (SOBRENOME autor 1; SOBRENOME autor 2; SOBRENOME autor 3, ano, número da página).

Ex: (CARVALHO; SOUZA; NUNES, 1990).

d.1) Citação direta no texto com mais de três autores (SOBRENOME autor principal expressão latina et al., ano, número da página).

Ex: (CAMPOS et al., 1980, p. 76).

d.2) Citação indireta no texto com mais de três autores (SOBRENOME autor principal expressão latina et al., ano).

Ex: (CAMPOS et al., 1980).

e) Referências Bibliográficas, segundo a NBR 6023/2002 - Informação e documentação – Referências – Elaboração da ABNT.

e.1) Livro: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título: subtítulo. Número da edição, a partir da segunda. Local da publicação: Editora, ano de publicação.

Ex:

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

e.2) Artigo impresso: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Titulo do artigo: subtítulo. Título do periódico, local de publicação, volume, número, página inicial-página final do artigo, período, ano de publicação do periódico.

Ex:

LONGO, Waldimir Pirró e; MOREIRA, William de Sousa. O acesso a “tecnologias sensíveis”. Tensões Mundiais, Fortaleza, v. 5, n. 9, p. 73-98, jul./dez. 2009.

e.3) Artigo em meio eletrônico: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Titulo do artigo: subtítulo. Título do periódico, local de publicação, volume, número, página inicial-página final do artigo, período, ano de publicação do periódico. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

Ex:

REIS FILHO, Daniel Aarão. China e modernização. Lua Nova, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 73-88, set. 1985. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451985000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 maio 2010.

e.4) Tese impressa: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título da tese: subtítulo. Ano de defesa, total de folhas. Denominação (Doutorado) – Centro, Programa de Pós-Graduação, Instituição que concluiu a tese, local, ano de publicação.

Ex:

LIMA, Antônio Joaquim Nogueira. Análise da estrutura econômica em países luso-africanos: estudo etnográfico. 2010. 290 f. Tese (Doutorado em Ciências de Econômicas) – Centro de Ciências Econômicas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.

e.5) Tese em meio eletrônico: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título da tese: subtítulo. Ano de defesa, total de folhas. Denominação (Doutorado) – Centro, Programa de Pós-Graduação, Instituição que concluiu a tese, local, ano de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

Ex:

LIMA, Antônio Joaquim Nogueira. Análise da estrutura econômica em países luso-africanos: estudo etnográfico. 2010. 290 f. Tese (Doutorado em Ciências de Econômicas) – Centro de Ciências Econômicas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. Disponível em: <http://www.tede.uece.br/antoniojoaquimnogueiralima/2010.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2010.

e.6) Dissertação: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título da dissertação: subtítulo. Ano de defesa, total de folhas. Denominação (Doutorado) – Centro, Programa de Pós-Graduação, Instituição que concluiu a tese, local, ano de publicação.

Ex:

PEREIRA, José Carlos. Perfil brasileiro da produção de petróleo: o caso da Petrobras. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

e.7) Parte de coletânea: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título do capítulo. Expressão latina In: (que quer dizer: dentro de) Título geral da coletânea: subtítulo. Local da publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-página final.

Ex.:

LEITE, Rui de Almeida; BITTENCOURT, Marta Maria. Impacto das hidroelétricas sobre a ictiofauna da Amazônia: o exemplo de Tucuruí. In: VAL, Artur; FIUGLIUOLO, Renato; FELDBERG, Eduardo (Eds.). Bases científicas para estratégias de preservação e desenvolvimento da Amazônia: fatos e perspectivas. Manaus: INPA, 1991. p. 85-100.

e.8) Matéria de Jornal Diário: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título da matéria. Título do Jornal, Local, dia mês ano, caderno, página.

Ex:

VALENTI, Garcia. Bradesco compra Banco Cidade por R$ 366 milhões. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 fev. 2009. Caderno A, Economia, p. A5.

e.9) Matéria de Jornal Diário em meio eletrônico: SOBRENOME, pré-nome (mesma regra das citações). Título da matéria. Título do Jornal, Local, dia mês ano, caderno, página. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês ano.

Ex:

PALACIOS, Avelino. Duhalde define o novo ministro da economia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 26 jan. 2010. Disponível em: <http://www.estado. estadao.com.br/editoriais/2010/01/26/eco052.html>. Acesso em: 26 fev. 2010.

 

7) Antes de enviar a contribuição online, solicita-se que o autor faça seu cadastro no site da revista.

Dossiê

Esta seção se destina a receber artigos para as edições temáticas da Revista.

Artigo

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.