Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5297

Palavras-chave:

Interação em sala de aula virtual, habilidades sociais, estudantes universitários, professores universitários

Resumo

O objetivo deste estudo é especificar a relação entre a percepção da interação em sala de aula e o nível de habilidades sociais. Foi realizado um estudo observacional transversal e correlacional em uma amostra de 507 alunos do sétimo ao décimo ciclo das escolas profissionais da filial em Arequipa de uma universidade privada peruana, recrutados eletronicamente em 2020. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Percepção de Interação em Sala de Aula Virtual e a Escala de Habilidades Suaves. Os resultados mostram a existência de uma fraca relação positiva entre a percepção de interação em sala de aula virtual e as habilidades sociais. A correlação foi de 0,114, o tamanho do efeito é médio, sendo 0,3376389. Em termos de poder estatístico, o valor ultrapassa 0,80, obtendo-se o valor de 0,950. Conclui-se que existe uma relação significativa e positiva entre as variáveis, embora a relação entre as duas variáveis ​​seja fraca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Éfrain Postigo Zumarán, Universidad Continental

Engenheiro industrial. Mestre em Pesquisa Pedagógica. Professor universitário e orientador de teses em nível de graduação e pós-graduação. Especialista em estudos de mercado, alimentação e avaliação de projetos e pesquisas psicopedagógicas e cienciométricas.

Dennis Arias-Chávez, Universidad Continental

Doutor em Educação, Mestre em Filologia Hispânica, Mestre em Educação Superior e Bacharel em Letras e Lingüística. Profissional especialista em orientação de teses, pesquisa aplicada às ciências sociais, gestão do conhecimento científico e regulamentação acadêmica para a produção científica.

Teresa Ramos-Quispe, Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa

Possui graduação em Letras e Lingüística pela Universidade San Agustín de Arequipa (Peru), graduação em Educação Secundária pela Universidade Católica de Santa María (Arequipa, Peru), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Nacional de San Agustín e mestrado Licenciado em Lexicografia Hispânica pela Real Academia Espanhola e pela Universidade de León, na Espanha.

Referências

ABDOUS, M.; YEN, C. A predictive study of learner satisfaction and outcomes in face-to-face, satellite broadcast, and live video-streaming learning environments. Internet and Higher Education, v. 13, n. 4, p. 248-257, 2010.

ALFARO, A. Relación del uso del aula virtual y el aprendizaje de habilidades y actitudes personales en alumnos de la carrera de Administración Bancaria del Instituto Superior Certus. 2018. 86 p. Tesis (Maestría en Ciencias de la Educación) – Programa de Postgrado em Ciencias de la Educación, Universidad Nacional Enrique Guzmán y Valle, Lima, 2018.

BARRÓN, M. Habilidades blandas para mejorar la interacción en el aula en docentes de la institución educativa “Ricardo Palma” de Acopampa, Carhuaz- 2017. 2018. 128 p. Tesis (Doctorado en Administración de la Educación) – Universidad Cesar Vallejo, Trujillo, 2018.

BLAINE, A. Interaction and presence in the virtual classroom: an analysis of the perceptions of students and teachers in online and blended Advanced Placement courses. Computers & Education, v. 132, p. 31-43, 2019.

CAGGIANO, V. et al. Soft skills in Engineers, a relevant field of research: exploring and assessing skills in Italian Engineering students. Ingeniería e Investigación, Bogotá, v. 40, n. 2, p. 81-91, 2020.

CANETTIERI, M.; PARANAHYBA, J.; SANTOS, S. Habilidades socioemocionales: del BNCC a las aulas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e4406, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406. Available at: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406. Access on: June, 10th, 2021.

CARDOSO, A. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 50-70, 2016. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1890. Available at: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113. Access on: June, 10th, 2021.

CELI, V.; LINDLEY, M. Implementación de una empresa de servicios educativos para el desarrollo de habilidades blandas que refuercen las competencias profesionales de los universitarios. 2020. Tesis (Investigación en Ingeniería Industrial) – Universidad de Lima, Lima, 2020.

EXTREMERA, N.; FERNÁNDEZ-BERROCAL, P. El papel de la inteligencia emocional en el alumnado: evidencias empíricas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada, v. 6, n. 2, p. 1-17, 2004.

GARCÍA, L. Historia de la Educación a Distancia. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 2, n. 1, p. 2-27, 1999.

GARCÍA, A.; GONZÁLEZ, V.; RAMOS, C. Modelos de interacción en entornos virtuales de aprendizaje. Tonos Digital, Murcia, v. 19, p. 1-27, 2010.

GUERRA-BÁEZ, S. Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas en estudiantes universitarios. Psicología Escolar e Educacional, Bogotá, v. 23, p. 1-11, 2019.

HASSAN, Y. et al. Arquitectura de la información en los entornos virtuales de aprendizaje. Aplicación de la técnica card sorting y análisis cuantitativo de los resultados. El Profesional de la Información, Barcelona, v. 13, n. 2, p. 93-99, 2004. Available at: http://profesionaldelainformacion.com/contenidos/2004/marzo/2.pdf. Access on: June, 10th, 2021.

KLINE, P. The handbook of psychological testing. 2. ed. London: Routledge, 2000.

LAPOINTE, D. K.; GUNAWARDENA, C. N. Developing, testing and refining of a model to understand the relationship between peer interaction and learning out-comes in computer-mediated conferencing. Distance Education, UK, v. 25, n. 1, p. 83-106, 2004.

LINDSEY, N.; RICE, M. Interpersonal skills and education in the traditional and online classroom environments. Journal of Interactive Online Learning, [S.l.], v. 13, n. 3, p. 126-136, 2015.

MARTIN, F.; PARKER, M.; DEALE, D. Examining interactivity in synchronous virtual classrooms. The International Review of Research in Open and Distance Learning, Athabasca, v. 13, n. 3, p. 227-261, 2012.

MORA; F.; ARCE, J. El e-learning como potenciador de las habilidades en la enseñanza de las ciencias de la administración: el casi de la Universidad Estatal UNED de Costa Rica. Ensayos Pedagógicos, Heredia, v. 15, n. 2, p. 233-252, 2020.

MOROCHO, A. Propiedades psicométricas de la escala de habilidades blandas en personal administrativo de la UGEL AYABACA. 2017. Tesis (Título de Profesional de Psicología) – Universidad Cesar Vallejo, Trujillo, 2017.

NERI, J.; HERNÁNDEZ, C. Los jóvenes universitarios de Ingeniería y su percepción sobre las competencias blandas. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, Guadalajara, v. 9, n. 18, p. 1-24, 2019.

ORTEGA, C.; FEBLES, J.; ESTRADA, V. Una estrategia para la formación de competencias blandas desde edades tempranas. Revista Cubana de Educación Superior, La Habana, v. 35, n. 2, p. 35-41, 2016.

PINETEH, E. Using virtual interactions to enhance the teaching of communication skills to information technology students. British Educational Research, London, v. 43, n. 1, p. 85-96, 2012.

RODRÍGUEZ-LÓPEZ, M. Grupos de trabajo, un medio para mejorar el desempeño en el campo de la CCSS en la educación secundaria a través de las TIC. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, p. 16-23, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.169. Available at: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/169. Access on: June, 10th, 2021.

ROMERO, M.; GARCÍA, A. Teamwork and business management simulation in the virtual classroom. Gestión de la Innovación en Educación Superior, Santiago de Chile, v. 4, n. 1, p. 93-114, 2019.

SHARMA, G.; SHARMA, P. Importance of Soft Skills Development in 21st Century Curriculum. International Journal of Education & Allied Sciences, [S.l.], v. 2, p. 39-44, 2010.

SILVA, J. Teachers’ interactions in a virtual learning environment: a comprehensive approach. Interactive Educational Multimedia, Barcelona, v. 16, p. 66-86, 2008.

VÁSQUEZ, C.; ARANGO, S. Estrategias de participación e interacción en entornos virtuales de aprendizaje. Anagramas, Medellín, v. 10, n. 20, p. 95-108, 2012.

ZHANG, A. Peer Assessment of Soft Skills and Hard Skills. Journal of Information Technology Education: Research, [S.l.], v. 11, p. 155-168, 2012.

Publicado

2021-07-12

Como Citar

POSTIGO ZUMARÁN, J. Éfrain; ARIAS-CHÁVEZ, D.; RAMOS-QUISPE, T. Percepção de interação em sala de aula virtual e nível de habilidades sociais em estudantes universitários. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5297, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5297. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5297. Acesso em: 28 mar. 2024.