Conexões entre rua e universidade

I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1452

Palavras-chave:

bens culturais, eventos universitários, métodos para formação de professores

Resumo

Os estudos sobre saberes concernentes à capoeira foram distribuídos para análise, por Silva (2017), em 3 categorias: saberes relacionados à produção de espetáculos; à produção de eventos e à cursos de formação. A partir da análise de arquivos do Centro Cultural Capoeira Água de Beber- CECAB, situados entre o ano de 2002 e 2006, procuramos registrar as relações existentes entre capoeira e universidade, ou seja, como os saberes formais e informais se articulam no âmbito das ações empreendidas para constituição de cursos de formação do grupo. Como recurso metodológico, estipulamos o Estudo de Caso e pudemos constatar que a promoção do diálogo entre mestres de capoeira, pesquisadores de diferentes áreas científicas e professores universitários se inserem tanto na formação do capoeirista, que pretenda atuar como professor de capoeira ou não, como na formação de um público interessado no estudo sobre cultura e relações étnico-raciais brasileiras e do Ceará. 

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Biografia do Autor

Sammia Castro Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará- 2017); Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará -2013), Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular (Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro- 2012); Graduação em Educação Física (Universidade Estadual do Ceará- 2009); Experiência em grupo de estudos sobre cultura folclórica aplicada (Instituto Tecnológico Federal do Ceará: Mira Ira- 2010 a 2013) e no grupo de pesquisa em História e Memória da Educação- NHIME (Universidade Federal do Ceará 2012-2016); Participação atual no grupo de pesquisa Laboratório de Humanidades, Artes e Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE Campus Canindé; Professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE Campus Canindé; Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE Campus Canindé, instituição em que coordena, atualmente, o programa de extensão NAPRACHIC. 

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro, da Universidade Federal da Bahia (2002), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011 - 2012), Pós-Doutorado em História da Educação pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2015 - 2016 ).

Lourdes Rafaella Santos Florencio, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil / FAIBRA. Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri / URCA, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Latino Americana de Educação, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Integrada do Brasil. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. 

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J. G.; FLORENCIO, L. R. S. Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 176–194, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1452. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452. Acesso em: 16 abr. 2024.