Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1920

Palavras-chave:

Formação de professores, Linguagem, Currículo

Resumo

Este artigo tem por finalidade compreender a circulação de sentidos sobre a Prática como Componente Curricular num curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a construção do corpus de análise, realizou-se um levantamento documental e a aplicação de questionários e entrevistas com oito professores desse curso. Como referencial teórico e metodológico, adotou-se a Análise de Discurso francesa, que tem aportes na obra de Michel Pêcheux. Os resultados sinalizam que a circulação de sentido referente à prática como componente curricular não caminha em linha reta, ou seja, a transformação da modalidade escrita desse termo para a modalidade prática no curso de licenciatura em Ciências Biológicas se assenta na tensão entre processos parafrásticos e polissêmicos.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

BARBOSA, A. T.; CASSIANI, S. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências biológicas. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 4, p. 52–71, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1920. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123. Acesso em: 19 abr. 2024.