O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA

Autores

  • Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1889

Palavras-chave:

Educação especial no campo., Formação docente., Ensino colaborativo

Resumo

Objetiva-se analisar a relação entre o saber e o saber- -fazer docente dos que atuam em salas de aula comum e salas de recursos multifuncionais das cinco escolas e duas unidades pedagógicas localizadas em quatro ilhas de Belém: Caratateua, Cotijuba, Combu e Mosqueiro. Trata-se de algumas reflexões críticas sobre os resultados de uma pesquisa de campo que contou com a participação de quatro coordenadores pedagógicos, quatro professoras de sala de recursos multifuncional e cinco professores de classe comum. Dentre os resultados, evidenciam-se: a dificuldade de ensinar aos alunos com e sem deficiência e o ensino colaborativo entre os professores de sal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, C. P.; MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Ensino colaborativo: um relato de experiência sobre o desenvolvimento de parceria colaborativa. Educere et Educare, Cascavel, v. 6, p. 1-1, 2011.

BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.

CABRAL, L. S. A. et al. Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 390-401, 2014.

FERREIRA, B. C. et al. Parceria colaborativa: descrição de uma experiência entre ensino regular e especial. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, p. 9-22, 2007.

FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação, v. 1).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, P. Política e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. (Questões de Nossa Época).

FRIGOTTO, G. Trabalho, educação e tecnologia: treinamento polivalente ou formação politécnica? In: SILVA, T. T. (Org.). Trabalho, educação e prática social educação e prática social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

MENDES, E. G. Breve histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. 22, p. 93-110, 2006.

MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar. São Carlos: UFSCar, 2014.

VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 95, p. 139-151, 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

FERNANDES, A. P. C. dos S. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 32–49, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1889. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/112. Acesso em: 29 mar. 2024.