O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194

Palavras-chave:

Docência, Enade, Instituições de ensino superior

Resumo

O artigo apresenta um estudo descritivo sobre algumas características da docência no ensino superior, que estão relacionadas ao desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), dos estudantes de instituições privadas. Utilizando dados do Enade (2016 e 2017) e microdados dos docentes e IES (2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), verificou-se o impacto de diversas variáveis na média do Enade por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho em tempo integral não foi um fator positivo para o desempenho no Enade.

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Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre e doutora em Educação. Professora dos cursos de Pedagogia e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e doutorado) da PUCPR.

Daniel Schneiker, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Engenheiro elétrico. Mestre em Administração pela PUCPR. Tem experiência na área de Machine Learning, Métodos e modelos matemáticos/econométricos e estatísticos.

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Publicado

2021-03-11

Como Citar

VIEIRA, A. M. D. P.; SCHNEIKER, D. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no Enade. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. e4194, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i2.4194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194. Acesso em: 16 abr. 2024.