Os estudos de Gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação

uma Revisão Sistematizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2495

Palavras-chave:

Gênero, Revisão, REVTEE

Resumo

Nesse artigo realizamos uma revisão sistematizada da literatura específica sobre gênero, publicada na Revista Tempos e Espaços em Educação no período de 2014 a 2019. A ênfase se deu no processo metodológico que produziu os diferentes resultados encontrados nos estudos, a partir da metodologia de revisão sistematizada. Verificou-se, a partir da seleção de variáveis e de critérios de inclusão/exclusão, que a literatura específica sobre gênero publicada na REVTEE sugere significativa ampliação na produção científica dos estudos de gênero, contribuindo para a desestabilização de normatizações, classificações e hierarquizações no campo da educação.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (UFAL, Campus Arapiraca) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CEDU/UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) e atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutor pela University of Warwick, UK (2018). Doutor em Sociologia (UFS). Professor Adjunto III do Departamento de Educação - DED da Universidade Federal da Sergipe. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal da Sergipe (Gestão 2016-2018 e Gestão 2018-2020). Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero - CNPq. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero (NEPIMG/UFS). Editor da Revista Tempos e Espaços em Educação desde 2014. Coordenador Adjunto do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ANPED. Editorial Board - Portuguese da Revista Education Review da Arizona State University, Estados Unidos. Visiting Research Fellow no Centre for the Study of Women and Gender da University of Warwick, Reino Unido (2018). Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Gênero, Sexualidades e Educação; Formação docente e Diferença; Estudos Curriculares Pós-críticos; Estudos Queer e Educação. Pedagogias Queer.

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA - Universidade do Estado da Bahia, Pós-Graduado em Educação Ambiental - FACINTER; e Filosofia Contemporânea - Faculdade São Bento; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Cândido Mendes; Licenciado em Pedagogia - UNEB; Filosofia - FBB; Bacharel em Teologia Faculdade Católica do Ceará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão - GENESES-Sertão; Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento. Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotado no Campus VII em Senhor do Bonfim. Tem experiência na área de: Educação. Gênero e Sexualidade, Metodologia do Trabalho Científico, Filosofia e Filosofia da Educação, Antropologia da Educação e Cultural, Educação de Jovens e Adultos, Educação Contextualizada e Estágio Curricular Supervisionado e Currículo.

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Publicado

2020-01-30

Como Citar

SILVA, I. P. da; DIAS, A. F.; RIOS, P. P. S. Os estudos de Gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma Revisão Sistematizada. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 150–175, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2495. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2495. Acesso em: 28 mar. 2024.