A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.227

Palavras-chave:

Bullying, Estudantes, Diferença e Banalidade do Mal

Resumo

Bullying é um tipo específico de violência escolar caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido à dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. Mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar, a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, por isso, este texto defende que o não reconhecimento da diferença constitui a principal motivação para o comportamento bullying. A partir dessa ponderação o texto busca compreender o significado que os estudantes atribuem ao bullying na construção do cotidiano escolar. Para tanto buscamos ouvir as narrativas dos estudantes acerca das práticas de bullying, procurando entender como essa violência afeta suas formas de socialização e interfere na construção de suas subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BOURDIEU, P. O poder simbólico.Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.

ELIAS, N.; SCOTSON, J.L.Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOMES, L.F. Bullying: a violência que bulina a juventude.Revista Síntese de Direito Penal e Processual Penal, Porto Alegre, v. 11, n. 63, p.211-212,2004.

OLWEUS, D. Aggression in the schools: Bullies and whipping boys. Washington, DC: Hemisphere, 1978.

ROSSATO, S.M.; ROSSAO TO,G. Educando para a superação do bullying. São Paulo: Loyola, 2013.

TAYLOR, C. Argumentos filosóficos.Rio de Janeiro: Loyola, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

ESTEVES, P. S. da M. A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 60–81, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11.227. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/227. Acesso em: 20 abr. 2024.