Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1468

Palavras-chave:

Atratividade docente, Valorização docente, Docência

Resumo

O presente artigo discute a atratividade docente entre os ingressantes no Curso de Pedagogia. O objetivo foi conhecer a motivação para o ingresso dos alunos no primeiro período do curso, uma vez que a profissão docente parece estar desvalorizada. O artigo descreve e analisa o contexto atual da docência, destaca a questão da valorização docente e da atratividade da carreira. Traz ainda os resultados de pesquisa de campo realizada com os 65 alunos do 1º período do Curso de Pedagogia, de uma instituição estadual, em um município do estado do Rio de Janeiro/Brasil, que responderam a um questionário no 2° semestre de 2018. A pesquisa indica que o Curso de Pedagogia não era a primeira opção de curso superior da maior parte dos alunos, que o escolheram por diversos motivos. Os mais citados foram: gostar de trabalhar com crianças e a oportunidade de concluir os estudos.

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Biografia do Autor

Kíssila Ferreira Magro da Silva, Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM) e Professora de Educação Infantil da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ

Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com Pós-doutorado em Educação pela UFJF. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylart (ISEPAM)/RJ.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

SILVA, K. F. M. da; CORRÊA, C. P. Q. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 59–78, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1468. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468. Acesso em: 18 abr. 2024.