Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1933

Palavras-chave:

Formação, Narrativas, Memória, Inteireza

Resumo

O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

PENA, A. C. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 4, p. 72–86, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1933. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124. Acesso em: 18 abr. 2024.