Sobre a Revista
A revista Educação & Formação é editada bilingue, em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação.
OBS: a revista Educação & Formação não publica artigo de um(a) mesmo(a) autor(a) com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação. Para autores vinculados à UECE, esse intervalo é maior, ou seja, só poderão submeter artigos após três anos da última publicação.
Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo no duplo cego, encaminha-se a submissão a um terceiro avaliador ad hoc para o devido desempate. Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento de todos os pareceres ad hoc emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão diretamente enviados para o Conselho Editorial Científico, que poderá solicitar ajustes para qualificar o conteúdo da publicação ou encaminhar para editoração sem observações. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias, o artigo é arquivado. No caso de aceite das recomendações, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.
O nome dos avaliadores, bem como dos autores, no caso dos textos aprovados, será divulgado no momento da publicação do artigo. Esse procedimento mantém a avaliação duplo cego durante o processo de análise, no entanto, já sinaliza a busca pelo alinhamento com as políticas de Ciência Aberta. Dessa maneira, os pareceristas concedem concordância prévia na divulgação dos seus nomes após o término da avaliação.
Concluída a avaliação, o artigo passa pela correção do português e normalização quanto às normas da ABNT por profissional habilitado competente, vinculado à Revista Educação & Formação, sem custo aos autores. Em seguida, estes recebem o feedback no que concerne às correções linguísticas e à normalização para a devida validação. Como a publicação na Educação & Formação é bilíngue, a Revista indica um profissional para realizar a tradução dos artigos, no entanto, o(s) autor(es) podem optar por realizar tal serviço com outro profissional, desde que este seja formado em Letras/Inglês e assine o termo de responsabilidade legal pela tradução idiomática.
Importa salientar que, como a avaliação dos textos submetidos será realizada às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes evitar que haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A revista Educação & Formação não avalia artigos de autores que desrespeitem a norma de anonimato. Para garantir o anonimato durante o processo editorial, sugere-se que o nome do autor seja removido das propriedades do arquivo (a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo" e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.
Autores doutores que estão inseridos em programa de Pós-Graduação podem ser convidados para colaborar com a Educação & Formação na condição de parecerista ad hoc, em submissões posteriores.
Todos os artigos recebidos serão apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem averiguando adequação às normas e ao foco e escopo da revista Educação & Formação. Os textos que não estiverem de acordo com as normas e foco da revista, serão rejeitados. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da revista serão encaminhados para pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se o processo de avaliação duplo cego. Nessa ocasião, o parecerista, que será impreterivelmente de instituição diferente do(s) autor(es) da submissão, vai declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avaliador é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa. A avaliação dos manuscritos, pelos pareceristas, levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, coerência e coesão linguística consoante a norma culta, relevância para a área da Educação e atendimento às normas da revista. Para orientar o trabalho dos pareceristas ad hoc, encaminha-se um formulário avaliativo disponível no link: https://drive.google.com/file/d/15Y7QJuXG-Wftd8v-opUxeRYYOC9z1y-o/view?usp=sharing.
OBS: Não publicamos artigos apresentados em eventos científicos, apenas trabalhos inéditos. Artigos de autores convidados passam pelo mesmo sistema de avaliação dos demais artigos, já descritos acima. Em casos excepcionais, pode-se publicar artigos, de referência na área, traduzidos de periódicos científicos estrangeiros, neste caso é necessário que os autores enviem anuência do periódico de origem e submetam o artigo no sistema para a devida avaliação consoante às normas, no processo de triagem, e à qualidade, via julgamento duplo-cego; importa colocar nota de rodapé no texto com a informação da republicação, bem como na mensagem aos editores no ato da submissão.
OBS: O sistema de arbitragem é realizado pela Comissão Editorial que recruta professores-doutores vinculados aos cursos de pós-graduação para comporem o quadro de pareceristas da revista Educação & Formação, considerando a expertise dos pesquisadores nas temáticas relacionadas à educação. Após a declaração de interesse do parecerista ad hoc, a comissão editorial decide com base no estudo do currículo do candidato, em reunião ordinária, a inclusão ou não no banco de dados de parecerista da Revista Educação & Formação. Pareceristas que descumprem prazos ou não emitem pareceres de qualidade podem ser desativados.
Os pareceristas recebem declaração pela avaliação, e possuem sua atividade acreditada pelo Credit Review, com seus nomes publicados na relação anual de pareceristas. Além disso, em caso de concordância, seus pareceres saem publicados com DOI.
O tempo para avaliação das submissões será no máximo de até 6 (seis) meses. Esse intervalo vai variar a depender da disponibilidade e agilidade dos pareceristas.
As propostas de dossiês são previamente avaliadas em reunião ordinária pela comissão editorial que, mediante constatação da adequação às normas, bem como ao foco e escopo da revista, decide-se pela aprovação ou não. No caso da aprovação prévia pela comissão editorial, avalia-se a pertinência da proposta, para a decisão final. Aprovada a proposta nessas duas fases de análise, os autores são orientados a encaminharem os seus artigos no sistema de submissão da revista, pois os mesmos serão avaliados individualmente consoante o processo de avaliação por pares descrito no tópico anterior.
OBS: Todos os artigos recebidos são apreciados inicialmente pela Comissão Editorial, que realiza uma triagem averiguando adequação às normas e ao foco e escopo do periódico Educação & Formação. Os textos que não estiverem de acordo com as normas e foco da revista serão rejeitados. Os textos que estiverem de acordo com as normas e foco da revista serão encaminhados para pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, preferencialmente vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado, garantindo-se inicialmente o processo de avaliação duplo cego. Nessa ocasião, o parecerista, que será impreterivelmente de instituição diferente do(s) autor(es) da submissão, vai declarar a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação; no caso de declínio outro avaliador é adicionado para o exercício da tarefa avaliativa. Todos os pareceristas, antes do início da avaliação, declaram que concordam que seus nomes sejam divulgados no caso de aprovação do artigo.
A avaliação dos manuscritos, pelos pareceristas, levará em consideração os seguintes critérios: originalidade, consistência teórica e metodológica, coerência e coesão linguística consoante a norma culta, relevância para a área da Educação e atendimento às normas da revista. Para orientar o trabalho dos pareceristas ad hoc, encaminha-se um formulário eletrônico disponível na plataforma da Revista, em que o(a) avaliador(a) preenche selecionando um dos itens para cada elemento do texto analisado.
Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo entre os pareceristas ad hoc, encaminha-se a submissão a um terceiro avaliador para o devido desempate.
Após essa fase do processo de avaliação, os autores serão notificados com o recebimento de todos os pareceres ad hoc emitidos, revisados pela editora. Os artigos aprovados sem ressalvas serão encaminhados para editoração. Caso o texto dependa de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores, que decidirão se concordam em empreendê-las para dar continuidade ao processo de avaliação ou não, de acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, no prazo definido pelo editor. No caso de discordância nas recomendações obrigatórias o artigo é arquivado/rejeitado, no caso de aceite das recomendações, as modificações introduzidas no texto deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, que realiza a conferência do atendimento ou não das alterações solicitadas, decidindo de maneira final pela publicação ou não do artigo.
Os autores(as) se responsabilizam, no ato da submissão, em inserir seus dados nos Metadados do sistema OJS da Revista: nome completo, e-mail, nacionalidade, ORCID, nacionalidade e minicurrículo.
Também é estritamente necessário informar as contribuições de cada autor no ato da submissão, inseridas na opção "comentários ao editor" que serão incluídas no final do artigo, no caso de sua aprovação, para publicação. Pois, adota-se o sistema de especificação CRediT (https://credit.niso.org/), que considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. O Guia SciELO de Uso da Especificação CRediT detalha a aplicação de cada contribuição (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf).
Qualquer pesquisador pode submeter artigo à Educação & Formação, mas a submissão somente será considerada para avaliação se pelo menos um dos autores tiver o título de doutor.
Membros da equipe editorial não estão impedidos de submeter artigo para a revista, todavia, neste caso, eles não participarão do acompanhamento do processo avaliativo, que será fechado, a cargo de outro editor responsável, com criterioso cuidado para não haver qualquer conflito de interesse ou interferência na decisão de aprovação ou não do artigo. Entendemos que nossa equipe é ética e bastante qualificada na temática, o que a torna possível autora de artigos para o periódico.
Em caso de reclamações, dúvidas e sugestões, o usuário entram em contato com os editores pelos e-mails citados abaixo, disponíveis no campo de contato da plataforma OJS: revista.redufor@uece.br ou lia.fialho@uece.br
Todas as reclamações, dúvidas e sugestões serão debatidas em reunião ordinária, ou extraordinária de urgência em caso de denúncia de má conduta, para que apure imediatamente os fatos e se delibere pela decisão mais adequada considerando a política de ética e retratação da Educação & Formação.
A partir de maio de 2020 adota a divulgação bilíngue e em fluxo contínuo, publicando artigos originais nacionais e internacionais na área de Educação. Ainda no mesmo ano, visando sua internacionalização, a Revista passou a adotar a sequência 1, 2 e 3 em seus números, a contar pelo v. 5, n. 3 de 2020.
Qualquer interesse ou relacionamento, financeiro ou não, que possa ser percebido influenciando a objetividade de um autor, avaliador ou editor é considerado uma fonte potencial de conflito de interesses. Estes devem ser divulgados quando relevantes ou diretamente relacionados ao trabalho que os autores/pareceristas/editores exercem na produção ou avaliação dos artigos. As fontes potenciais de conflito de interesses incluem, entre outras, o emprego ou financiamento de uma entidade comercial, propriedade de patentes ou ações, participação em um conselho de administração de uma empresa, participação em um conselho ou comitê consultivo, consultoria para ou recebimento de honorários que envolva os integrantes do processo editorial, favorecimento ou coleguismo acadêmico, etc.
A existência de um conflito de interesses não necessariamente exclui a publicação, apenas no caso de esta interferir na qualidade do processo editorial. Se os autores/pareceristas/avaliadores não tiverem conflito de interesses a declarar, basta clicar no link dessa declaração ao enviar o artigo ou aceitar a atribuição de avaliador. A descoberta da falha em divulgar adequadamente um conflito de interesse na submissão ou durante o processo de revisão pode resultar na rejeição do artigo ou de outras sanções aos autores, pareceristas ou editores.
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