Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5412

Palavras-chave:

Educação, Percepção, Professores, Pandemia, COVID-19

Resumo

O objetivo deste trabalho é captar a percepção dos profissionais de educação básica sobre as ações de suas redes de ensino durante a COVID-19. Dessa forma, através de uma análise quantitativa dos dados colhidos por uma pesquisa exploratória, observamos que, embora a percepção dos profissionais reconheça a efetiva participação de suas redes de ensino para que não ocorra interrupção das atividades com os alunos, um percentual relevante de professores interrompeu completamente suas atividades e os que continuaram atuando, realizaram atividades de maneira autônoma, sem direcionamento e sem ações coordenadas. Registramos que estudos futuros poderão evidenciar com mais clareza os danos que a situação aqui estudada causará em uma geração.

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Biografia do Autor

Jairo Campos dos Santos, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Doutor em Educação, na linha de Pesquisa Políticas e Instituições Educacionais - PPGE - UFRJ. Mestre em Gestão e Estratégia e Negócios - PPGEN - UFRRJ. Especialização em Gestão da Administração Pública - UCB - UNESCO. Especialização em Informática Educativa - UCB. Graduação em Matemática - UCB. Graduação em Administração - UniMSB. Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda do Rio de Janeiro - SMF - PCRJ.

Luiza Alves de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2011), mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2004) e graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1989). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ.

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Publicado

2021-07-17

Como Citar

SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Percepções sobre as ações das redes públicas de ensino durante a pandemia. Educ. Form., [S. l.], v. 6, n. 3, p. e5412, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v6i3.5412. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5412. Acesso em: 23 abr. 2024.