A desvinculação das receitas da união (DRU) e suas implicações para o financiamento da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.271

Palavras-chave:

Educação, Financiamento em educação, Desvinculação das Receitas da União

Resumo

O texto apresenta uma análise documental sobre a Desvinculação das Receitas da União, desde sua criação em 1994 até a atualidade. Tem como objetivo explicitar as implicações da DRU para o financiamento da educação básica no Brasil ao longo de sua vigência, assim como compreender seus mecanismos de funcionamento. Para cumprir o proposto, apresentam-se os pressupostos históricos do financiamento para a educação básica no Brasil. Enfatiza-se como o financiamento da educação é impactado pela Desvinculação das Receitas da União e o quanto esse mecanismo de retirada de recurso financeiro contribuiu ou não para a efetivação da qualidade da educação pública básica no país. A pesquisa foi relevante por explicitar os mecanismos e manobras que resultam na diminuição do investimento dos recursos públicos para a educação básica.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

MENDES, P. K.; MOREIRA, J. A. da S. A desvinculação das receitas da união (DRU) e suas implicações para o financiamento da educação básica. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 75–97, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/271. Acesso em: 29 mar. 2024.