Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.174

Palavras-chave:

História da educação. Escolas primárias. Escola isolada. Grupo escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar as diferenciações operadas no âmbito das políticas educacionais paulistas entre escolas isoladas e grupos escolares. Para tal, analisa-se a organização do trabalho escolar considerando as orientações oficiais a respeito das ordenações espaço- -temporais e das matérias dos programas de ensino para essas instituições. A delimitação cronológica compreende o período entre 1892, ano de publicação da primeira prescrição oficial sobre a ordenação temporal escolar, e 1950, ano de publicação do último programa de ensino destinado às escolas de ensino primário. Constatou-se que os processos de institucionalização e de expansão da escola primária desenvolveram-se distinguindo essas instituições a partir de critérios geográficos e pedagógicos, os quais separavam a escola multisseriada rural da escola graduada urbana e que, por essa razão, diferentes grupos sociais puderam se apropriar de distintas formas de escolarização.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

ORIANI, A. P. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 104–123, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.174. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174. Acesso em: 23 abr. 2024.