A poesia como cuidado de si: formação e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.173

Palavras-chave:

Poesia.Formação. Cuidado de si. Educação

Resumo

Articula-se neste artigo uma reflexão sobre a potência do pensamento e do cuidado de si, tendo por objetivo apresentar a poesia como instrumento de articulação, agenciada com experiências de trabalho no fazer educação em sala de aula. Escolhe-se, para ajudar neste processo, um suporte metodológico histórico-hermenêutico, com o qual se almeja dialogar e triangular autores e experiências pedagógicas. Para problematizar tal temática, divide-se o texto em três partes, sendo que na primeira se utilizará uma análise do papel da estética na Grécia antiga. Em um segundo momento, abordar-se-á o cuidado de si como alternativa para enfrentar as consequências dos modos de vida na sociedade contemporânea, e pressupostos de Foucault serão bases fundamentais para tais apontamentos. Por fim, há uma tentativa de montagem entre expressão poética e cuidado de si mediante experiências práticas desenvolvidas em zonas de aproximação entre a educação básica e a educação superior.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

RODRIGUES, E.; MARANGON, M. L.; DAMICO, J. G. S. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 85–103, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.173. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173. Acesso em: 19 abr. 2024.