“Educar para alteridade”

o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1123

Palavras-chave:

Shoah, Holocausto, Ensino de História, Traumas Coletivos

Resumo

Este trabalho, sob a luz teórica da História do Tempo Presente, se propôs a construir uma análise do ensino de história da Shoah, mais especificamente a partir dos materiais didáticos audiovisuais da USC Shoah Foundation Institute for Visual History and Education, expandindo a pesquisa acadêmica brasileira no campo de estudos denominado “pedagogia de ensino dos traumas coletivos”. Buscaremos discutir o conjunto de materiais escolhidos, que incluem testemunhos de sobreviventes da Shoah, apropriando-se de uma análise de conteúdo. Foi estabelecido o que esses materiais elucidam sobre o ensino desta temática, problematizando seus métodos e objetivos, bem como sobre o próprio papel do professor enquanto ferramenta desse ensino. Partindo desta perspectiva, o Ensino de História da Shoah estabelece-se como uma ferramenta possível no combate ao fascismo, na negação de teorias revisionistas e, ainda, no entendimento de uma nova cosmo visão acerca dos valores morais, éticos e jurídicos da sociedade no pós-guerra.

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Biografia do Autor

Alyne Nathálier da Silva Palmeira, Universidade de Pernambuco

Graduada pela Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura Plena em História - Campus Mata Norte. Vinculada ao Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL), pela linha de pesquisa História do Tempo Presente (HTP) que tem por coordenador o Professor Doutor Karl Schurster Veríssimo de Souza Leão. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase no Ensino de História de Eventos Traumáticos como a Shoah.

Karl Schurster, Universidade de Pernambuco

Doutor em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco e do Profhistória da Universidade Federal de Sergipe (colaborador). Defendeu tese de livre docente Para além da condição humana: história e ensino do Holocausto em Israel (2017) na Universidade de Pernambuco. É professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata/Argentina. 

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

PALMEIRA, A. N. da S.; SCHURSTER, K. “Educar para alteridade”: o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 195–214, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1123. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123. Acesso em: 29 mar. 2024.